Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Mulher tem braço amputado após ser atacada pelo filho com facão e abandonada em piscina

    Polícia Militar apreende grande quantidade de munições durante operação em Miguel Calmon

    Suspeito de assassinato do empresário Wanderley, de Capim Grosso, é preso em Sergipe

    Fábrica de energéticos na Bahia é suspeita de furto de energia capaz de abastecer mais de 3 mil casas

    Suspeitos de assalto a clínica são presos em operação da Polícia Civil em Jacobina

    Com novo apagão da Coelba, Prefeitura de Capim Grosso é obrigada a fazer inauguração à luz de celular

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Mulher tem braço amputado após ser atacada pelo filho com facão e abandonada em piscina
    • Polícia Militar apreende grande quantidade de munições durante operação em Miguel Calmon
    • Suspeito de assassinato do empresário Wanderley, de Capim Grosso, é preso em Sergipe
    • Fábrica de energéticos na Bahia é suspeita de furto de energia capaz de abastecer mais de 3 mil casas
    • Suspeitos de assalto a clínica são presos em operação da Polícia Civil em Jacobina
    • Com novo apagão da Coelba, Prefeitura de Capim Grosso é obrigada a fazer inauguração à luz de celular
    • Polícia Civil prende homem investigado por extorsão, ameaça e agiotagem em Serrolândia
    • Mulher morre após ser encontrada inconsciente dentro de casa em Santaluz; companheiro é suspeito
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Amapá tem surto de síndromes gripais e Governo decreta estado de emergência
    Brasil e Mundo

    Amapá tem surto de síndromes gripais e Governo decreta estado de emergência

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias15 de maio de 20233 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

     

    Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública nesse sábado (13).

    A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços para 32 novos leitos clínicos.

    O hospital ampliou também o número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24.

    Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 casos de internação, sendo 109 no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem idade entre sete meses e quatro anos.

    Dos pacientes internados, 29 estavam entubados.

    Causas

    A secretaria de Saúde divulgou que a situação foi provocada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa doenças como a bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões.

    Os profissionais de saúde também detectaram casos de Influenza A e B e covid-19.

    Vacinação

    Em nota, o governador Clécio Luís destacou que são necessárias medidas sanitárias imediatas, o que inclui a busca ativa para imunizar crianças não vacinadas.

    “O estado vai fazer sua parte, mas é fundamental o papel da família e de toda a sociedade”, disse em comunicado.

    Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, apenas 16% da população infantil vacinável, que vai de 6 meses a 6 anos incompletos, foi imunizada até o momento. As cidades com menor cobertura vacinal são Macapá, Oiapoque, Santana e Laranjal do Jar-

    Providências

    Além do aumento do número de leitos, a secretaria estadual de Saúde garantiu que foram tomadas providências para abastecimento de oxigênio para as unidades de saúde e para a ampliação da quantidade de plantonistas.

    O Ministério da Saúde informou, em nota, que acompanha a situação e está prestando apoio ao Amapá.

    A pasta reforçou que a vacinação é a principal forma de proteção contra doenças respiratórias, especialmente antes do inverno.

    “Na última sexta-feira (12), a vacinação contra a Influenza foi ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacina contra covid-19 também está disponível nos serviços de saúde. É fundamental que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação atualizada”, diz o texto.

    O Ministério da Saúde acrescentou que está enviando kits de análise laboratorial para diagnóstico, medicamentos, além de uma equipe de epidemiologia de campo para reforçar as ações de emergência e investigação dos casos.

    ”A Força Nacional do SUS também dará apoio assistencial, especialmente na pediatria”, garantiu o ministério.

    Para a investigação do surto, o governo federal explicou que amostras aptas para exame serão enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA).

    Agência Brasil

     

    Amapá Síndromes Gripais Surto
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de março de 2026

    Mulher tem braço amputado após ser atacada pelo filho com facão e abandonada em piscina

    6 de março de 2026
    4 de março de 2026

    Pai, mãe e filhos morrem após carro derrapar em pista molhada e bater em caminhão

    4 de março de 2026
    4 de março de 2026

    Ator José Dumont é preso no Rio após condenação por estupro de vulnerável

    4 de março de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    16 + 17 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Mulher tem braço amputado após ser atacada pelo filho com facão e abandonada em piscina

    Polícia Militar apreende grande quantidade de munições durante operação em Miguel Calmon

    Suspeito de assassinato do empresário Wanderley, de Capim Grosso, é preso em Sergipe

    Fábrica de energéticos na Bahia é suspeita de furto de energia capaz de abastecer mais de 3 mil casas

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.