Pelo menos 17 baianos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram alvos da megaoperação policial contra a facção Comando Vermelho (CV), realizada nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

Desse total, 16 foram presos e um morreu durante as ações. As informações foram apuradas pela TV Bahia nesta quarta-feira (29).
A operação, que começou ainda na madrugada de terça-feira (28), é considerada uma das maiores já realizadas no estado. Até a última atualização, o Governo do Rio de Janeiro confirmou 58 mortes.
Moradores das áreas afetadas relatam, porém, um número ainda maior de vítimas. Segundo testemunhas, pelo menos 72 corpos teriam sido retirados de uma área de mata e enfileirados em uma praça na Penha. Esses óbitos não constam do balanço oficial, o que elevaria o total para cerca de 130 mortes.
Nos primeiros balanços parciais, havia a informação de que dois baianos haviam morrido na operação. No entanto, em entrevista à TV Bahia, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, confirmou que apenas um baiano foi morto durante a ação.

O suspeito morto foi identificado como Júlio Souza Silva, de 26 anos, natural de Salvador. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele tinha envolvimento com o Comando Vermelho na região do Nordeste de Amaralina, na capital baiana. Júlio já havia sido preso por tráfico de drogas e cumpria pena em regime semiaberto. A polícia acredita que ele voltou a praticar crimes após deixar o sistema prisional.
Entre os 16 baianos presos, estão lideranças regionais da facção, incluindo o suposto chefe do CV em Feira de Santana — segunda maior cidade da Bahia — e o chefe do grupo no bairro de Portão, em Salvador.
Confira a lista dos baianos presos na megaoperação:
Alan Barbosa Fonseca – natural de Feira de Santana
Anailton Conceição dos Santos – natural de Lauro de Freitas
Armando Santos de Jesus – natural de Salvador
Carlos Anderson Mattos Conceição
Carlos Henrique Souza dos Santos
Danilo Ferreira do Amor Divino – natural de Feira de Santana
Diogo Garcez Santo Silva – suposto chefe do CV em Feira de Santana
Fábio Francisco Santana Sales – natural de Alagoinhas
Felipe de Jesus do Rosário
Felipe Neves da Silva – natural de Feira de Santana
Lucas Santos Barbosa – apontado como um dos chefes da facção em Feira de Santana
Marlon Niza dos Santos Júnior – natural de Canavieiras
Pedro Henrique Mascarenhas
Robert da Silva de Jesus – identificado como chefe do CV no bairro de Portão, em Salvador
Rauflan Santos Costa
William Pinheiro Moura
Fonte: G1 Bahia
