Adnailda Souza Santos, de 43 anos, morreu sem receber atendimento, após implorar por oxigênio no Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, popularmente conhecido como a UPA do Pau Miúdo, em Salvador. O caso ocorreu na noite de terça-feira (11) e ganhou repercussão após imagens da suposta negligência médica serem compartilhadas pelo companheiro da vítima.
Adnailda teria passado o dia em busca de atendimento médico por se sentir mal e estava acompanhada do esposo, Sidnei Monteiro de Jesus. No vídeo, gravado por Sidnei, ela aparece suplicando por socorro em frente à porta de um consultório da UPA.

A vítima teria chegado à instituição por volta das 17h de terça-feira e, até a noite, não havia sido atendida. O cunhado de Adnailda, o pastor Paulo Britto, relatou à reportagem que os funcionários da UPA chegaram a chamar agentes da Polícia Militar para impedir que o casal continuasse pedindo por socorro.
O Aratu On tentou contato com a Polícia Militar para confirmar a versão, mas não houve retorno. Enquanto isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador lamentou, em nota, a morte de Adnailda.

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, primeiramente, lamenta profundamente o óbito ocorrido e se solidariza com muito pesar junto aos familiares e amigos. Adicionalmente, acrescenta que determinou a abertura imediata de processo administrativo, cobrando apuração rigorosa do caso”, diz o comunicado.
Fonte: ARATU ON
