Capim Grosso está vivenciando uma nova fase, crescimento exponencial, tempos de transformação e desenvolvimento, consequentemente, se tornou um celeiro de jovens lideranças que exercem papéis importantes no município.
Dentre eles, um têm sido destaque tanto na carreira profissional, quanto na carreira política. Jefferson Ferreira da Silva, conhecido como “Jefferson da EMBASA”, trabalha na Empresa Baiana de Águas e Saneamento desde 2005. Formado em Matemática, Administração e atualmente cursando Direito, possui especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF).
Já foi presidente da ACACACG e atualmente ocupa o cargo de Vereador pelo segundo mandato, bem como, preside a Câmara Municipal, sendo o seu segundo biênio consecutivo.
Também é responsável pela presidência do Centro Cultural dos Jovens Adventistas (CCJA), tendo iniciado essa jornada à pedido do seu amigo, o saudoso ex-vice-prefeito Frank Neto. Além de terem congregado juntos na Igreja Adventista do 7º dia, também andavam juntos e comungavam de grandes sonhos para Capim Grosso.
Por terem caminhado lado à lado durante anos, é quase impossível não associar Jefferson à Frank, afinal, ambos compartilhavam das mesmas ideologias, mostrando sempre dedicação e compromisso ao lutar por tudo que acreditavam.
Também é um forte aliado do Prefeito Sivaldo Rios, aprendendo na prática cotidiana como buscar os direitos de todos e todas com sabedoria e maturidade para buscar projetos dentro e fora do perímetro político.
Sempre preocupado com o bem-estar das pessoas, tem como missão pessoal e conjunta fazer parte do futuro brilhante que Capim Grosso vem construindo.
Vemos aqui uma personalidade empática, engajada socialmente, voltada aos valores humanos e atenta as problemáticas voltadas à educação e inclusão. Uma nova liderança política, presente no dia a dia do município com projetos aprovados que mudaram para melhor a vida dos capingrossenses.
Ainda em seu primeiro mandato criou a lei municipal que proíbe o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoas condenadas por violência doméstica e familiar contra à mulher de acordo com os termos da Lei Maria da Penha, assim como, estabeleceu sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos à animais.
Logo após, com muito empenho garantiu que as gestantes locais tivessem direito e acesso à realização de Ultrassonografias Morfológicas pelo SUS.
Ainda, foi responsável pela lei que implementou o projeto “Jogos Estudantis” em Capim Grosso e a lei que institui legal e oficialmente a Criação do Coral Municipal, atualmente “Coral Frank Neto” em homenagem ao companheiro e ex vice-prefeito. In memorian.
Dentre esses e outros tantos projetos apresentados, Jefferson já afirmou em entrevistas cedidas às rádios locais e da região que é “apaixonado pelo Projeto da Equoterapia”, projeto esse que recebeu o Prêmio Irmã Dulce, entregue à atual Secretária de Saúde, Leide Rios, com o trabalho “A Equoterapia como Abordagem Multidisciplinar para Crianças e Adolescentes com Deficiência” na 17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizado no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
A equoterapia é um método que usa cavalos para fins terapêuticos, servindo para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, indicado principalmente para pessoas com deficiências físicas ou com necessidades especiais.
A regulamentação da Equoterapia Gratuita em Capim Grosso foi apresentado pelo atual vereador ainda em 2017 e se concretizou em 2019, atendendo hoje diretamente mais de 20 crianças através do Projeto Viver Sem Limites.
Com parcerias políticas locais bem estabelecidas, batalhou juntamente ao Vereador Gilberto Alves pela construção de uma Praça no povoado das Melancias e indicou ao Poder Público o calçamento da Rua Caiçara, no bairro Jardim Araújo.
Em 2018 indicou ao Poder Legislativo e Executivo, a possibilidade da duplicação da Av. Leonício Ferreira, hoje sendo construída e finalizada pelo Governo do Estado.
Com apoio do seu Deputado Estadual, Robinson Almeida, conseguiu duas Ambulâncias Semi-UTI (as quais são as únicas desse porte no município), mais de 200 barracas padronizadas para serem distribuídas aos comerciantes da Feira livre e um Kit Odontológico completo utilizado em posto de Saúde.
Enquanto Presidente da Câmara, tem como principal característica uma gestão responsável e equilbrada, pois se dispõe a ouvir todos os edis, a população e as categorias, buscando sempre dialogar abertamente e solucionar demandas de forma pacífica. Também foi responsável pela implementação do sistema de Votação Eletrônica que já está sendo utilizado na Plenária, trazendo mais dinamismo, economicidade e transparência nos processos ocorridos durante as Sessões.
Já são muitas conquistas, todas elas são notórias no cotidiano da população capingrossense. Espera-se que esse seja só o início de uma longa jornada a qual pode beneficiar à todos os munícipes.
Para acompanhar o mandato de Jefferson Ferreira e conhecer mais sobre seus projetos, você pode seguí-lo nas Redes Sociais (@jjefferson.ferreira).