O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nos Estados Unidos pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas). A informação foi confirmada pela Polícia Federal.

Ramagem havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
De acordo com investigações da Polícia Federal, ele deixou o Brasil antes da conclusão do julgamento, cruzando a fronteira de Roraima com a Guiana de forma clandestina para evitar o cumprimento da pena. Após a saída do país, seguiu para os Estados Unidos, onde acabou localizado e detido.
Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição já havia sido formalizado junto ao governo dos Estados Unidos. A documentação foi enviada pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado norte-americano no fim de dezembro de 2025.
A inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, foi um dos fatores que permitiram sua localização e detenção fora do país.
Antes da prisão, aliados do ex-deputado afirmavam que ele pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos.
Mesmo fora do Brasil, Ramagem já vinha sofrendo sanções. A Câmara dos Deputados cancelou seu passaporte diplomático após a cassação do mandato e, por determinação do STF, bloqueou seus vencimentos parlamentares.
Fonte: BNews
