A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quinta-feira (19), a atualização dos dados epidemiológicos referentes à Mpox (Monkeypox) no estado. O novo boletim detalha o monitoramento das notificações e acende o alerta para a vigilância sanitária, com registros em Salvador e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Notificações
De acordo com o relatório oficial, a Bahia contabiliza, até o momento, sete notificações da doença. Desses casos, dois foram confirmados, três descartados e dois seguem em investigação.
Em Vitória da Conquista, há um caso confirmado em morador do próprio município. Já em Salvador, o caso confirmado é classificado como “importado”, pois o paciente é residente de Osasco (SP) e estaria em trânsito na capital baiana quando recebeu o diagnóstico.
Monitoramento e alerta
A confirmação de um caso importado em Salvador reforça a necessidade de vigilância constante, especialmente em locais de grande circulação, como aeroportos e terminais rodoviários.
Em Vitória da Conquista, as autoridades de saúde intensificaram as ações para evitar a transmissão comunitária da doença na região. Enquanto aguardam a conclusão das investigações dos casos suspeitos, os pacientes seguem protocolos de isolamento, e as equipes realizam o rastreamento e monitoramento de contatos próximos para conter possíveis novas cadeias de transmissão.
Fonte: A Tarde


