Dois homens foram mortos em confronto com a Polícia Militar em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A troca de tiros ocorreu na noite de terça (21), próximo a uma praia da região.
De acordo com a PM, um dos homens mortos era Leonardo Guedes Silva Santana, de 29 anos. Ele usava tornozeleira eletrônica e era considerado o braço direito do chefe de uma organização criminosa que atua no bairro do Calabar, em Salvador.
Conforme informado pela polícia, os agentes faziam ações de prevenção e repressão a ataques na BA-526, quando receberam reclamações de som alto em um imóvel, na região de Vilas do Atlântico.
Quando as viaturas chegaram ao local, houve troca de tiros e os suspeitos fugiram para uma outra casa, para se esconder. Quando a PM acessou o imóvel, houve um novo confronto.
Após a troca de tiros, parte do grupo conseguiu fugir novamente, e dois homens foram encontrados baleados. Eles foram levados pela polícia para o Hospital Menandro de Farias, onde as mortes foram constatadas.
Com os suspeitos, foram encontrados duas armas de fogo, 140 pinos de cocaína, R$ 540 e 20 euros, de acordo com a polícia.
“Braço direito” em organização criminosa
Conhecido como “Leo Chicleteiro”, Leonardo Guedes Silva Santana era apontado como “braço direito” do chefe do tráfico do drogas do Calabar, em Salvador. O bairro registrou diversas troca de tiros ao longo deste ano.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem costumava exibir um fuzil quando andava pelas ruas da comunidade.
A SSP-BA afirmou, ainda, que Leonardo estava com uma tornozeleira eletrônica, mas não divulgou por qual crime ele era investigado.
Mortos em confrontos em novembro
Com as duas mortes registradas em Vilas do Atlântico, subiu para 21 o número de pessoas mortas em confrontos com a polícia na Bahia. Apenas neste mês de novembro.
O número é baseado em um levantamento do g1, que leva em consideração informações confirmadas pelas polícias Civil e Militar ou pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Parte das ocorrências foram registradas em Salvador, enquanto outra parcela aconteceu no interior do estado, em cidades como Mirangaba e Queimadas.
Entre os casos, está o confronto que deixou seis homens mortos e um policial ferido no bairro de Tancredo Neves, na capital baiana. Segundo a PM, todos eram suspeitos de envolvimento em um ataque a tiros contra uma viatura.
Fonte: g1 Bahia