Na última quarta-feira (26), o auditório da Escola Otaviano foi palco da Audiência Pública Pacto pela Educação, reunindo representantes da sociedade civil, empresas, forças de segurança e especialistas em educação. O encontro teve como objetivo discutir soluções para fortalecer o ensino público municipal e buscar melhores resultados para os estudantes.
Neumária Gomes, secretária municipal de Educação, disse que: investimentos em infraestrutura, como construção e reforma de escolas, climatização de salas e pagamento em dia dos professores, não foram suficiente, os índices de aprendizagem ainda não avançaram conforme o esperado.
Dados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicam que Capim Grosso manteve a mesma pontuação de anos anteriores: 4,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, ocupando a nona posição entre os municípios da Bacia do Jacuípe.
Diante desse cenário, a prefeitura propõe um plano de ação com metas claras e prazos definidos para melhorar os índices educacionais. O prefeito Sivaldo Rios destacou a necessidade de aprender com experiências bem-sucedidas de outros municípios e adaptá-las à realidade local.
O evento reforçou o compromisso da gestão municipal e da sociedade em buscar soluções para os desafios educacionais e garantir um ensino de qualidade que impulsione o desenvolvimento de Capim Grosso.
Redação FR/Fotos Herick Rios