As cidades de Capim Grosso, São José do Jacuípe e principalmente Quixabeira deverão estar em alerta devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar, resultantes da onda de calor que se espalhou por todo o Brasil. O INMET informou que essas cidades terão os próximos cinco dias com calor intenso, com temperaturas próximas aos 40°C e sensação térmica acima dos 40°C.
Nesta quinta-feira, 28, a cidade de São José do Jacuípe marcou 35°C, com sensação térmica de 39°C. Para os próximos dias, existe um alerta laranja para o município devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar. Nos próximos quatro dias, a temperatura deve continuar na casa dos 35°C, com sensação térmica beirando os 40°C, e a umidade do ar continua baixa, alternando entre laranja e vermelho, segundo o INMET, sem previsão de chuvas.
Quixabeira marcou nesta quinta-feira, 28, segundo o INMET, 37°C, com sensação térmica de 40°C. A cidade está em alerta laranja, principalmente entre as 10:30h e 18:00h, período em que as temperaturas oscilam para cima. A previsão para os próximos quatro dias é de muito calor, com os termômetros marcando em média 36°C e 37°C. A perspectiva é que nesta sexta-feira, 29, a cidade tenha um dos dias mais quentes do ano, com temperatura acima dos 37°C e sensação térmica de mais de 40°C, assim como na segunda-feira, 02/10.
Capim Grosso chegou a registrar a temperatura máxima de 36°C nesta quinta-feira, 29, e sensação térmica de 39°C, sendo um dos dias mais quentes dos últimos meses, segundo os institutos de meteorologia. Para os próximos dias, segundo o site do INMET, a previsão é de mais calor, com as temperaturas na casa dos 34°C e 36°C, com sensação térmica na casa dos 37°C. Assim como nas outras cidades, não há previsão de chuva para Capim Grosso, segundo o INMET. Como há poucos ventos e nenhuma frente fria próxima da região, a tendência é que o calor continue nos próximos dias.
Segundo especialista é preciso ter alguns cuidados nesse período, como se hidratar bastante com água e sucos, usar sempre protetor solar ao sair e deixar ambientes sempre que possível úmidos.
Cidades como Várzea da Roça, Mairi, Gavião também terão temperaturas parecidas, a Defesa Civil alerta, que em caso de necessidade a população pode acionar os serviços através do número 199.
Redação FR Notícas/dados INMET (instituto Nacional de Meteorologia)