As convenções partidárias são eventos organizados pelos partidos políticos para formalizar a escolha de seus candidatos que disputarão as eleições. Durante essas convenções, os membros do partido se reúnem para discutir e decidir sobre a plataforma política, bem como para votar e oficializar as candidaturas a cargos eletivos, como presidente, governador, senador, deputado e, neste ano, os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito.
As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral, conforme estabelece o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante esse período, os partidos têm a obrigação de realizar suas convenções e definir oficialmente seus candidatos.
Neste domingo, o Partido do PSD de Capim Grosso oficializou o atual prefeito, Sivaldo Rios, como seu pré-candidato a prefeito, e Jeferson Ferreira como seu pré-candidato a vice-prefeito. Juntos, formarão a chapa majoritária da coligação que irá disputar o pleito. Além disso, também foram apresentados os nomes dos pré-candidatos a vereadores e vereadoras.
Já em São José do Jacuípe, o primeiro a realizar sua convenção foi o Partido Progressista, que apresentou o nome do prefeito Peris Cunha como seu pré-candidato a prefeito e Antônio de Nono como o pré-candidato a vice-prefeito, em uma coligação com o PCdoB. Os nomes dos pré-candidatos a vereadores também foram oficializados.
Outros partidos já agendaram suas convenções para os próximos dias e devem apresentar suas coligações e seus pré-candidatos aos cargos eletivos para as eleições de 2024.
Fonte FR Notícias