Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Policial de folga salva bebê engasgado na sede da 91ª CIPM em Capim Grosso

    ‘Bom condutor’ terá renovação grátis e automática da CNH

    Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia

    Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina

    Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490

    Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro com ampla vantagem em eventual segundo turno

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Policial de folga salva bebê engasgado na sede da 91ª CIPM em Capim Grosso
    • ‘Bom condutor’ terá renovação grátis e automática da CNH
    • Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia
    • Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina
    • Seis pessoas morrem em colisão entre carro e ônibus na PR-490
    • Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro com ampla vantagem em eventual segundo turno
    • Quatro pessoas ficam feridas em acidente de moto na BA-120, trecho entre Conceição do Coité e Retirolândia
    • Raio mata seis cabeças de gado na zona rural de Cansanção
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Governo da Bahia inicia instalação de câmeras nas fardas dos PMs
    Bahia

    Governo da Bahia inicia instalação de câmeras nas fardas dos PMs

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias8 de maio de 20243 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Depois de três anos da promessa petista, o governo Jerônimo Rodrigues começou a instalar nesta terça-feira (7) câmeras nas fardas dos policiais militares. Inicialmente, segundo a gestão estadual, os 448 equipamentos vão ser utilizados por integrantes de três unidades policiais de Salvador: 9° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – Pirajá, 23° CIPM – Tancredo Neves e 37° CIPM – Liberdade.

    “Essas três unidades foram escolhidas por um critério objetivo. São as três unidades que mais possuem ocorrências e solicitações de atendimento via 190. Então, como são as unidades que mais atendem ao público, a gente entendeu por bem que seriam as unidades que deveriam começar com um projeto de câmaras corporais”, declarou o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, em entrevista à imprensa.

    O início da instalação das câmeras ocorreu no mesmo dia em que um ex-policial militar foi condenado por matar o menino Joel durante uma operação em 21 de novembro de 2010 no Nordeste de Amaralina (leia mais na página seguinte). E seis dias depois da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) ser alvo de abordagem policial no Vale das Pedrinhas, reclamar da ação e exigir a implantação dos equipamentos. “Se minha voz puder servir para alguma coisa, quero que sirva para garantir essa reivindicação, para que as câmeras de segurança sejam instaladas no fardamento dos policiais”, disse ela, na ocasião.

    Foi, no final de 2020, que o então governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, assegurou que 2021 seria “o ano da implementação da tecnologia na segurança pública”. Entre as garantias oferecidas, destacava-se a instalação de câmeras nos uniformes dos PMs. Durante todo o período de 2021, Rui continuou prometendo que a implementação ocorreria até o final daquele ano. No entanto, o novo ano chegou e a promessa dele não se materializou.

    Em 2022, após a chacina na Gamboa, na qual três pessoas foram mortas em uma ação policial, o governo petista enfrentou pressão da sociedade. A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) exigiu a presença de câmeras em viaturas e uniformes da Polícia Militar, e o então governador reiterou a promessa de implementar os “bodycams”. O ano de 2022 era um ano eleitoral, e o candidato do PT na época, Jerônimo Rodrigues, assegurou que os equipamentos seriam instalados.

    Nesta terça-feira (7), o governo informou que tem 1,3 mil câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1,1 mil adquiridas pela gestão estadual. A implantação será gradativa e, nas outras fases, vai contemplar também as polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar.

    O uso das bodycams vai colaborar nas investigações criminais e os registros capturados também são ferramentas para o treinamento de novos agentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança, conforme a administração petista.

     

    Fonte: Correio 24h  | Foto: Alberto Maraux

    Bahia câmera PM Polícia
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de dezembro de 2025

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    6 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    onze + dezesseis =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Policial de folga salva bebê engasgado na sede da 91ª CIPM em Capim Grosso

    ‘Bom condutor’ terá renovação grátis e automática da CNH

    Homem é morto a tiros na cidade de Serrolândia, na Bahia

    Moto é tomada de assalto no Barro Branco, em Jacobina

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.