“Heil Hitler. Vou fazer um massacre aí. Viva o nazismo.” Essa foi uma das mensagens enviadas por um homem investigado pela Polícia Federal (PF) por ameaçar atacar universidades federais.

Os e-mails, com conteúdo de apologia ao nazismo, foram encaminhados a diversas instituições de ensino, incluindo três na Bahia: a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
As ameaças foram enviadas em março deste ano. Após receber o conteúdo, a Ufob acionou a PF. Nesta quinta-feira (4), a corporação deflagrou a Operação Valquíria, realizando dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras (BA).
Segundo a PF, o suspeito já possui antecedentes por ameaças cibernéticas e mantinha em casa simulacros de armas, além de objetos com símbolos extremistas. Os e-mails foram enviados a partir de contas criadas exclusivamente para esse fim e acessadas com o uso de VPN, tecnologia que dificulta a identificação do autor.
As investigações continuam para a completa elucidação do caso. Se condenado, o suspeito pode enfrentar pena superior a 12 anos de prisão.
A reportagem procurou as instituições. A Ufob informou que acionou a polícia após receber as ameaças, enquanto a UFRB e a Ufba disseram não ter informações sobre o episódio.
Fonte: Correio
