Uma idosa baiana celebrou o aniversário de 118 anos em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
Natural de uma comunidade quilombola, no distrito de Itapura, em Miguel Calmon, Maria Joana Souza nasceu no dia 10 de junho de 1906.
A centenária trabalhou a vida inteira torrando café e há 18 anos passou a morar em Feira de Santana. Ela teve dois filhos, que já faleceram, e criou os seis netos sozinha. Além deles, a idosa teve doze bisnetos e cinco tataranetos.
Em entrevista à TV Subaé, Edenailton Souza, neto da idosa, disse que ela não tem nenhum problema de saúde e não faz uso de nenhum tipo de medicamento.
Maria Joana não quis entregar o segredo da longevidade, mas a neta da idosa, Marta Souza, disse que ela não come alimentos industrializados há mais de 20 anos.
Edenailton contou que a família nunca teve muitas condições financeiras, mas a idosa vai deixar de herança dignidade e respeito. “Vamos levar para a vida inteira”, afirmou.
Os familiares da idosa desejam comprovar que ela é a pessoa mais velha do mundo e vão solicitar o pedido para o Guiness Book, já que o posto atual é de uma norte-americana, de 117 anos, que mora na Espanha e nasceu em março de 1907, quase nove meses após Maria Joana.
Idoso comemora aniversário de 116 anos
Prova de que a Bahia é terra de centenários, um idoso baiano completou 116 anos de vida no dia 15 de junho deste ano. A celebração aconteceu no dia 19 do mesmo mês, junto a amigos e parentes na casa dele, no povoado de Barcelos do Sul, em Camamu, município no sul do estado.
O aniversariante, Joaquim Bispo da Conceição, nasceu em 1908. Cheio de vitalidade, teve quatro filhos e outros 52 descendentes:
- 29 netos
- 15 bisnetos
- 8 tataranetos
“As pessoas olham pra ele e nem pensam que ele tem essa idade”, disse Maria Domingas dos Santos, uma das filhas de Joaquim, ao g1.
Atualmente, ela cuida do pai, mas garantiu à equipe de reportagem que ele é um idoso ativo. Segundo Domingas, o homem só não faz mais a própria comida porque ela não deixa.
“Graças a Deus, ele vive bem. Não é um homem doentinho. Não tem diabetes, não tem colesterol [alto], não tem anemia, não tem nada. Quando acha, ainda cai na farra”.
Para celebrar a longa vida cheia de saúde, a família organizou uma festa no sítio onde vive. Amigos e outros parentes participaram do momento.
Estado com maior número de centenários
Não é mera impressão. O Censo de 2022, divulgado no ano passado, mostrou que a Bahia era o estado brasileiro com o maior número de pessoas centenárias.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até aquele ano havia 5.336 pessoas com 100 anos ou mais vivendo em terras baianas. São dados que refletem o índice de envelhecimento da população em algumas cidades.
Em cinco municípios, chegava a ter mais idosos do que crianças. Foi o caso constatado em Abaíra, Jussiape, Jacaraci Guajeru e Ibiassucê.
Fonte: g1