Um idoso em tratamento contra o câncer veio a óbito após ter recebido, de uma única vez, a quantidade de doses de quimioterapia prevista para um mês. O fato ocorreu no hospital MedSênior, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na última segunda-feira (19), mas o homem veio a óbito em outro hospital na noite desta sexta-feira (23).
O hospital MedSênior, em nota oficial, manifestou “imenso pesar” e afirmou que conduzirá uma investigação detalhada sobre o caso. O idoso fazia tratamento contra mieloma múltiplo todas as segundas-feiras no hospital, e na última semana, foi atendido por um enfermeiro diferente do habitual.
De acordo com a família de Nilton Carlos Araújo, o homem teria aplicado quatro injeções do tratamento, em vez de uma, quantidade estabelecida pelo médico de Nilton. De acordo com a filha, Carolina Araújo, Nilton começou a passar mal já na tarde daquele dia, o homem retornou ao hospital, recebeu atendimento e voltou para casa.
A saúde de Nilton, no entanto, continuou debilitada nos dias seguintes. Na quarta-feira (21), precisou ser internado. De acordo com Carolina, ela afirmou aos médicos, reiteradamente, que o mal-estar provavelmente havia sido causado porque ele havia tomado quatro doses, mas disse ter sido ignorada pelos médicos.
O idoso ficou em coma induzido e foi transferido para um hospital maior na quinta-feira (22). Ao chegar lá, a família foi avisada que a situação de Nilton era muito grave, e na noite da sexta-feira, o idoso veio a óbito. Ainda no dia 22, quando o idoso precisou ser entubado, a família registrou um boletim de ocorrência.
Nesta segunda-feira (26), a MedSênior afirmou que o enfermeiro suspeito de ter aplicado as quatro doses de quimioterapia em Nilton foi afastado até que o caso fosse esclarecido.
Fonte: Bahia Notícias