Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso
    • Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
    • Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha
    • Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos
    • Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba
    • Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia
    • PM descobre três hectares de plantação de maconha em Cafarnaum, na região de Irecê
    • Médica é estuprada dentro de consultório em posto de saúde em Salvador
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Incêndio causa correria e evacuação na Zona Azul da COP30 em Belém
    Brasil e Mundo

    Incêndio causa correria e evacuação na Zona Azul da COP30 em Belém

    MoreiraMoreira21 de novembro de 20253 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Um princípio de incêndio interrompeu as atividades da COP30, em Belém, na tarde desta quinta-feira (20), gerando correria e evacuação na área de negociações conhecida como Zona Azul. As chamas começaram no Pavilhão dos Países, perto do estande da China, e atingiram o revestimento dos estandes.

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    O Corpo de Bombeiros do Pará controlou o fogo em cerca de seis minutos, utilizando 244 extintores e mobilizando 56 agentes. A suspeita inicial é que o incêndio tenha sido provocado por um equipamento eletrônico. Treze pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça.

    Por segurança, a Zona Azul foi temporariamente fechada para avaliação, e a programação na Zona Verde também foi suspensa. Participantes foram orientados a evacuar rapidamente e seguir para os ônibus de retorno. Apesar do susto, todos conseguiram deixar o local em segurança.

    As equipes de segurança da COP30 relataram que a evacuação seguiu protocolos internacionais de emergência, previamente treinados pelos voluntários e funcionários. A ONU Brasil, responsável pela gestão do espaço, acionou de imediato as brigadas internas para auxiliar na retirada do público.

    O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou em suas redes sociais que a rápida resposta das equipes evitou que o incidente ganhasse maiores proporções. Ele destacou que o rescaldo continuou sendo feito para garantir a estabilidade da área antes da reabertura.

    Voluntários que atuam no evento relataram momentos de tensão e correrias nos corredores, especialmente entre delegações que estavam próximas ao local das chamas. Muitos deles disseram ter seguido exatamente os protocolos ensinados durante o treinamento prévio para situações de risco.

    A UNFCCC também divulgou nota informando que uma avaliação técnica completa está em andamento e que novas orientações aos delegados serão fornecidas antes da retomada das atividades. A prioridade, segundo o órgão, é garantir total segurança aos participantes.

    Apesar do incidente, a organização destacou que a conferência continuará com sua programação normal assim que a área for liberada, reforçando que grandes eventos internacionais possuem equipes preparadas para lidar com ocorrências desse tipo.

    Especialistas em segurança de grandes eventos destacaram que a resposta rápida ao incêndio demonstra a eficiência do plano de gestão de riscos da COP30, que prevê ações imediatas para proteger delegados e visitantes. Eles afirmam que situações como essa, embora inesperadas, são previstas em protocolos de conferências de grande porte.

    Delegações de diversos países aproveitaram a paralisação temporária para reorganizar agendas e reuniões, enquanto aguardam o posicionamento oficial sobre a reabertura da Zona Azul. A expectativa é que as atividades sejam retomadas ainda nesta noite, caso a área seja considerada totalmente segura.

    Fonte: Agência Brasil

    Belém PA COP30 incêndio
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de dezembro de 2025

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    6 de dezembro de 2025
    5 de dezembro de 2025

    Mulher é enterrada viva em cemitério após encontro com coveiro

    5 de dezembro de 2025
    4 de dezembro de 2025

    Policial militar é morta em troca de tiros com o marido, que também é PM

    4 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    cinco × 2 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.