Um jovem de 24 anos foi morto a tiros em frente a um bar na noite de sexta-feira (5), em Teixeira de Freitas, cidade do extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, Mateus de Jesus Santos, foi atingido no peito e na nuca, caiu no chão e morreu ainda no local do crime.
A polícia não detalhou se o jovem estava no bar ou se apenas caminhava na rua quando foi atingido pelos disparos na Avenida Padre Anchieta, no Bairro Liberdade II, na esquina de uma praça de Teixeira de Freitas.
Após os disparos, uma equipe da Polícia Militar foi acionada, esteve no local e confirmou que o jovem havia morrido.
Mateus de Jesus trabalhava como entregador, mas também não foi detalhado se ele estava em atividade profissional quando foi morto.
A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Equipes da Polícia Civil de Teixeira de Freitas e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade estiveram no local.
Jovens mortos na Bahia
Outros crimes violentos que tiveram jovens como vítimas foram registrados na Bahia este ano. Na última quarta-feira (3), Patrick Gomes de Sá Ferreira, de 21 anos, foi morto com nove tiros em um bar da cidade de Xique-Xique, no oeste da Bahia.
Na ocasião, um amigo dele, de 18 anos, também foi atingido pelos disparos. A segunda vítima sobreviveu e foi internada, mas não há novidades do estado de saúde dele.
Já no mês de março, pelo menos 11 jovens e adolescentes foram vítimas de crimes violentos na Bahia. Os casos foram registrados tanto em Salvador, como em cidades do interior do estado.
Os casos incluem uma chacina no município de Barro Preto, no sul baiano, um triplo homicídio em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital, e o assassinato de um adolescente em Salvador.
Em alguns dos casos, a Polícia Civil indica a relação dos crimes com o tráfico de drogas e facções criminosas. No entanto, esses homicídios ainda não foram esclarecidos.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ainda não disponibilizou dados consolidados quanto ao número de homicídios dolosos — quando há intenção de matar — ocorridos no mês de março deste ano.
Disponível no site da pasta, o painel estatístico mostra o registro de 374 mortes do tipo em toda a Bahia em janeiro e 343 em fevereiro de 2024.
Fonte: g1