Mais de 650 bebidas alcoólicas impróprias para o consumo foram apreendidas em três estabelecimentos de Salvador na terça-feira (7). As apreensões ocorreram durante a Operação Bebidas Etílicas.

As bebidas apreendidas estavam vencidas ou sem origem, lacre, rótulo e determinação de validade.
A operação acontece em meio aos casos de intoxicação por metanol no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, no último boletim divulgado na segunda-feira (6), o país tem 17 casos confirmados e 217 notificações.
Na Bahia, não há nenhum caso confirmado. Os dois casos suspeitos foram descartados pela Secretaria de Saúde (Sesab) no domingo (5).
Apesar disso, equipes da Polícia Civil da Bahia, Procon-BA, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e Ministério da Agricultura e Pecuária dão seguimento a operações para apreender bebidas impróprias para consumo.
Na terça-feira, as apreensões ocorreram em três estabelecimentos:
Parque Bela Vista
Galpão para entrega de bebidas
200 unidades de produtos fora da validade
Amostras foram recolhidas para perícia, enquanto o Procon autuou o local e foi instaurado um inquérito policial. O proprietário foi intimado para prestar esclarecimentos e fazer o descarte dos produtos.
Brotas
Galpão para entrega de bebidas
183 bebidas vencidas
Garrafas foram apreendidas para análise pericial, o Procon aplicou auto de infração e um inquérito policial foi instaurado. O proprietário será ouvido na unidade.
Pituba
Estabelecimento destinado ao abastecimento de grandes eventos
272 bebidas sem origem, lacre, rótulo e determinação de validade
Ministério da Agricultura e Pecuária reteve 271 garrafas lacradas sob custódia do proprietário, enquanto o DPT recolheu um exemplar para perícia. O Procon lavrou auto de infração e foi instaurado um inquérito. O proprietário também foi intimado para prestar depoimento.
G1 Bahia
