A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (13), o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um amplo esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social, revelado inicialmente pelo portal Metrópoles.

Além da prisão de Stefanutto, a PF também cumpre mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, conhecido como Ahmed Mohamad.
José Carlos Oliveira, que chefiou o Ministério da Previdência Social no governo Jair Bolsonaro, é alvo de um mandado judicial que determina a instalação de tornozeleira eletrônica.
Segundo informações da Polícia Federal, a ação desta quinta-feira envolve 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão, sendo cumpridos de forma simultânea em 14 estados e no Distrito Federal.
As diligências acontecem nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no DF.
A Operação Sem Desconto é conduzida pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo desarticular organizações criminosas envolvidas em fraudes previdenciárias, que causaram milhões de reais em prejuízos aos cofres públicos.
As investigações seguem em andamento, e a Polícia Federal deve divulgar, nas próximas horas, novos detalhes sobre o envolvimento dos investigados e o montante total desviado.
Com informações do Metrópoles e da Polícia Federal
