Um piloto da Latam Airlines foi preso nesta segunda-feira (9), suspeito de integrar uma rede de abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele foi detido dentro de um avião no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes de um voo comercial.

Segundo as investigações, Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, levava para motéis crianças e adolescentes com documento falso. Pelo menos três vítimas menores de idade já foram identificadas: duas com 11 e 12 anos na época dos fatos, e uma com 15.
Além do piloto, uma mulher de 55 anos também foi presa acusada de aliciar suas próprias netas de 10, 12 e 14 anos para Sérgio em troca de pagamento.
A operação, batizada de Apertem os Cintos, cumpre oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados na capital paulista e na cidade de Guararema, na Região Metropolitana, onde o piloto mora.
A investigação apura os crimes de estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de criança e adolescente, uso de documento falso, produção, armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil, perseguição reiterada (stalking), aliciamento de crianças e coação no curso do processo, evidenciando um contexto de extrema gravidade, marcado por abuso de vulnerabilidade, reiteração delitiva e grave violação à dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Em nota, a Latam informou que “que abriu apuração interna e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. A companhia aérea disse ainda que “repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta”.
De acordo com a empresa, o voo LA3900 (São Paulo/Congonhas–Rio de Janeiro/Santos Dumont), que seria feito pelo piloto preso, operou normalmente, decolando e pousando no horário previsto.
Fonte: BNews


