A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta sexta-feira (19), dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Saúde e Jacobina, no Piemonte da Diamantina. A ação faz parte de uma investigação que apura a prática dos crimes de usura — popularmente conhecida como agiotagem — e extorsão.

De acordo com a instituição, as diligências foram realizadas por equipes do Grupo de Apoio Tático de Investigação (GATTI) da 16ª Coorpin, com apoio das Delegacias Territoriais de Saúde e Jacobina. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Criminal da Comarca de Saúde.
O alvo da operação foi um casal identificado pelas iniciais J.M.C. e M.C.C.V.. Durante o cumprimento, foram apreendidos documentos e materiais que reforçam as investigações, entre eles:
33 notas promissórias, totalizando R$ 67.085,00;
Dois aparelhos celulares (iPhone 13 e iPhone 15);
Um cartão do programa Auxílio Brasil em nome de terceiro;
Duas cadernetas de anotações com registros de dívidas e valores;
Dois talões de promissórias em branco.
Segundo a Polícia Civil, os objetos apreendidos serão analisados e integrarão o inquérito, que busca comprovar a atuação do casal nos crimes investigados e possibilitar a responsabilização penal dos envolvidos.
A operação teve início por volta das 6h e foi registrada nos boletins nº 717166/2025 (Delegacia de Saúde) e nº 717205/2025 (Delegacia de Jacobina).
Redação FR Notícias com informações Polícia Civil da Bahia

