As Prefeituras de Jacobina e Várzea Nova emitiram notas oficiais esclarecendo informações sobre a Operação Piemonte, conduzida pela Polícia Federal na região. A ação está relacionada a investigações sobre desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.
A Prefeitura de Jacobina informou que a operação refere-se a atos e pessoas da gestão anterior a 2021, especificamente sob a administração do ex-prefeito Luciano da Locar. A atual gestão está colaborando plenamente com as investigações e desmentiu rumores e fake news disseminados nas redes sociais sobre seu envolvimento.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Nova esclareceu que a operação não teve como alvo a administração municipal atual, mas sim indivíduos específicos que residem na cidade e que, em algum momento, estiveram vinculados a uma empresa sob investigação. Não houve mandados de busca nas dependências da prefeitura nem nas residências de colaboradores diretos da gestão municipal.
A administração de Várzea Nova enfatizou seu compromisso com a transparência, integridade e a verdade, repudiando qualquer tentativa de disseminação de informações falsas ou enganosas. Reafirmou também que está disposta a colaborar com as autoridades competentes em quaisquer investigações que venham a envolver o município.
Confira também na íntegra a nota da Prefeitura de Capim Grosso:
Nota à imprensa do Estado da Bahia.
A Prefeitura de Capim Grosso informa que em relação à Operação Piemonte, a Prefeitura Municipal Capim Grosso esclarece que não houve qualquer ação de busca e apreensão em suas dependências. A operação, realizada de forma conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral (CGU), cumpriu mandados na sede da empresa Piemonte, que fica localizada neste município.
Atenciosamente, Prefeitura Municipal de Capim Grosso.
As notas das prefeituras destacam o compromisso das administrações com a transparência pública e a integridade dos serviços prestados à população, reafirmando a rejeição a qualquer uso indevido do nome dos municípios para fins pessoais ou políticos.
Redação FR Notícias