No dia 16 de julho, o trabalho inovador realizado pela equipe de Endemias da Secretaria de Saúde de Capim Grosso ganhou destaque na Mostra Brasil, Aqui tem SUS, em Goiânia. O projeto intitulado “Tela de Proteção para Caixas de Difícil Acesso para Redução de Infestação do Mosquito Aedes aegypti” foi apresentado pela Secretária de Saúde, Leide Rios, e pela sub-coordenadora de Combate e Controle das Endemias, Teone Coutinho.
O trabalho desenvolvido pela equipe de Endemias do município se destaca por sua eficiência, simplicidade e impacto transformador na saúde da população. A iniciativa consiste na criação de telas de proteção para caixas de difícil acesso, visando reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunha e zika.
A relevância desse projeto foi tão significativa que será compartilhada em um livro, que reúne boas práticas bem-sucedidas no combate às endemias. Desde o seu início em 2018, a iniciativa tem sido reproduzida em Capim Grosso, resultando em impressionantes resultados na redução dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. No ano de 2023, o município não registrou nenhum caso de dengue, chikungunha ou zika, grande parte graças à implementação desse projeto.
O reconhecimento do trabalho em nível nacional na Mostra Brasil, Aqui tem SUS, destaca a importância e o impacto positivo que essa iniciativa pode trazer para outras localidades do país. Capim Grosso torna-se exemplo a ser seguido, disseminando boas práticas e contribuindo para a prevenção e combate às doenças transmitidas pelo mosquito.
Redação FR Notícias/com informações ASCOM Secretaria de Saúde