O prefeito de Mossoró (RN), Allyson Bezerra (União Brasil), está no centro de uma grande operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrada nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações na área da saúde pública no estado do Rio Grande do Norte.

Operação Mederi: o que está em apuração
Batizada de Operação Mederi, a ação busca desarticular um suposto esquema criminoso que envolve irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, incluindo:
-
não entrega de materiais contratados;
-
fornecimento inadequado de insumos;
-
possível sobrepreço nos produtos adquiridos.
Ao todo, 35 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Mossoró, Natal, Paraú, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferros e José da Penha. Além das buscas, a Justiça autorizou medidas cautelares e bloqueios patrimoniais.
A ação contra o prefeito
Agentes federais cumpriram mandados tanto na residência do prefeito em Mossoró quanto na sede da prefeitura. Na casa do gestor, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos, como celular, notebook e dois HDs pessoais, conforme relato de Allyson nas redes sociais.
Em outra ação, houve registro de apreensão de aproximadamente R$ 55 mil em dinheiro, segundo reportagens de veículos de imprensa que cobrem o caso.
Quem é Allyson Bezerra
Allyson Bezerra, de 33 anos, é natural de Mossoró e uma das figuras políticas em ascensão no Rio Grande do Norte.
-
Trajetória política: iniciou sua carreira em 2018, sendo eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Norte. Em 2020, elegeu-se prefeito de Mossoró pelo Solidariedade, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo na história da cidade.
-
Mudança partidária e reeleição: migrou para o União Brasil e, em 2024, foi reeleito com ampla margem de votos — mais de 78% dos válidos — consolidando sua popularidade local.
Além da carreira política, Bezerra é engenheiro civil formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e já atuou em comissões importantes durante seu mandato como deputado estadual, como a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN.
Nas redes sociais, o prefeito afirmou que recebeu os agentes federais com cordialidade e declarou estar tranquilo com as investigações, ressaltando sua confiança na Justiça e na presunção de inocência.
A defesa de Allyson Bezerra, em nota, reforçou que não existem evidências que o liguem diretamente às irregularidades investigadas, e que a operação se baseou, em parte, em diálogos envolvendo terceiros. Os advogados destacaram que o prefeito não foi afastado de suas funções nem sofreu restrições pessoais e que ele tem colaborado com as autoridades.
Em dezembro de 2023, ainda segundo a defesa, Bezerra editou um decreto municipal que tornou obrigatória a utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) para controle de estoque e dispensação de medicamentos, com o objetivo de reforçar mecanismos de fiscalização e transparência na administração da saúde em Mossoró.
Allyson tem sido mencionado nos bastidores políticos como um dos possíveis pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, o que torna o desdobrar do caso ainda mais observada por analistas e eleitores.
Redação FR Notícias


