Um redemoinho assustou moradores da cidade de Capim Grosso, no norte da Bahia, na quinta-feira (21). Imagens feitas por testemunhas mostram o fenômeno, em um trecho da Avenida Airton Sena, uma das principais do município.
No vídeo, carros passam ao lado do redemoinho e um motorista chega a estacionar e descer do veículo para filmar o evento. Após alguns segundos, o fenômeno se desfaz no ar, deixando um rastro de poeira no chão.
Em contato com a reportagem, especialistas do Laboratório de Geociências da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) explicaram que o formato e a proporção do redemoinho ocorrido na cidade tornam ele raro.
O fenômeno tem relação com temperaturas elevadas, baixa pressão e tempo seco, como o que estava ocorrendo em Capim Grosso no momento do surgimento do redemoinho.
Os especialistas detalharam ainda que a ocorrência é um processo físico, que acontece com o movimento do vento em formato de espiral e, por ser menos denso, o vento sobe rapidamente, fazendo o giro registrado no vídeo.
A orientação é de que, para manter a segurança, a população fique distante e se mantenha em um local seguro, diferentemente da postura adotada pelas testemunhas que surgem nas imagens. Apesar disso, não há registro de feridos e nem de prejuízos financeiros provocados pelo redemoinho.
Fonte: g1 Bahia