Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso
    • Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
    • Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha
    • Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos
    • Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba
    • Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia
    • PM descobre três hectares de plantação de maconha em Cafarnaum, na região de Irecê
    • Médica é estuprada dentro de consultório em posto de saúde em Salvador
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Sindicato assina acordo para dar fim à greve dos professores federais
    Brasil e Mundo

    Sindicato assina acordo para dar fim à greve dos professores federais

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias28 de maio de 20243 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    A Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) assinou, na tarde desta segunda (27), a proposta de reajuste salarial feita pelo governo Lula (PT).

    A assinatura, porém, foi feita sem a participação do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) -outra entidade com protagonismo nas negociações–, que não aceitou os termos apresentados pelo governo. O anúncio oficial sobre o acordo deve ocorrer apenas no dia 6 de junho.

    O desfecho ocorre após 54 dias de greve e cinco rodadas de negociações. O aumento aprovado é de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026.

    Os servidores pediam reajuste de 7,06% já em 2024, de 9% em janeiro de 2025 e de 5,16% em 2026. Na última semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ignorou essas exigências e em um email afirmou que não receberia mais contrapropostas dos grevistas.

    A postura da pasta de Esther Dweck causou confusão entre os sindicatos que representam a classe.

    A Proifes quis aceitar as condições do governo, mas o Andes rechaçou a possibilidade e tentou deslegitimar a autoridade da Proifes para fechar um acordo.

    Em reunião na tarde desta segunda, em Brasília, os sindicatos trocaram xingamentos e acusações. O governo tentou apaziguar a situação com o Andes, dizendo que postergaria o encerramento das negociações. A proposta, porém, terminou assinada pelo Proifes.

    O presidente do Andes, Gustavo Seferian, chamou a assinatura do acordo nesta segunda de “golpe” e “um tiro no pé” dado pela gestão petista. Já o presidente do Proifes, Wellington Duarte, disse ser “do jogo democrático” haver divergências entre sindicalistas e defendeu o trato com o Ministério da Gestão.

    No total, 58 universidades e institutos federais aderiram à paralisação deste ano.
    GREVE PODE CONTINUAR

    Agora, a estratégia do Andes é convencer professores a seguir em greve. O grupo avalia que a postura de Brasília só fortaleceu o movimento e deixou o governo fragilizado. Lula, eles dizem, não pode mais se dizer defensor da educação.

    O presidente enfrentou protestos de professores e estudantes em agendas durante o fim de semana. Na quinta-feira (23), Lula afirmou que “eles [servidores] pedem quanto eles querem, a gente [governo] dá quanto a gente pode”.

    Para o Andes, é hora de apresentar outras exigências, como a recomposição do orçamento das universidades federais, em queda nos últimos anos. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por exemplo, já anunciou estar em calamidade financeira.

    Em meio à crise com os sindicalistas, base histórica do PT, aliados tentam blindar Lula. Membros da comissão de Educação da Câmara, os deputados petistas Zeca Dirceu (PR) e Natália Bonavides (RN) culparam os governos passados pela irritação dos profissionais da educação.

    “Durante cinco, seis anos, a educação só viveu retrocessos. Enquanto a arrecadação batia recordes e crescia, foram reduzindo o orçamento da educação. Natural que eles [docentes] queiram recuperar todos os prejuízos, natural também o governo não conseguir resolver tudo de uma única vez”, disse Dirceu.

    Para ele, o mais importante é o bom diálogo entre as partes. “Lula vem repetindo ser preciso fazer luta para conseguir conquistas. É preciso reclamar para fazer o governo avançar e buscar solução para o cenário de desvalorização do salário dos servidores e de escassez orçamentária das instituições herdado dos anos de desmonte promovido por [Michel] Temer e [Jair] Bolsonaro”, acrescentou Bonavides.

     

    Fonte: Bahia Notícias

    federal greve Professores
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de dezembro de 2025

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    6 de dezembro de 2025
    5 de dezembro de 2025

    Mulher é enterrada viva em cemitério após encontro com coveiro

    5 de dezembro de 2025
    4 de dezembro de 2025

    Policial militar é morta em troca de tiros com o marido, que também é PM

    4 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    vinte − 3 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.