Oito suspeitos morreram e um policial militar ficou ferido durante uma tentativa de resgate de detentos no presídio de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (29/01/2026), durante uma operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um grupo criminoso se organizava para invadir a unidade prisional e libertar presos. No momento em que as forças de segurança realizaram o cerco, os suspeitos foram flagrados, dando início a um confronto armado.
Os oito integrantes do grupo foram baleados, socorridos para uma unidade hospitalar da região, mas não resistiram aos ferimentos. Ainda segundo a SSP, há a suspeita de que entre os mortos estariam criminosos ligados a facções do Rio de Janeiro.
Durante a troca de tiros, um policial militar foi atingido na perna. Ele foi encaminhado para um hospital e permanece internado. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre seu estado de saúde.
Na operação, as equipes de segurança apreenderam armas de fogo, carregadores e munições, encontrados em uma área de mata próxima ao presídio. As ações ostensivas e de inteligência seguem reforçadas na região para identificar outros possíveis envolvidos.
A SSP-BA orienta que informações sobre integrantes de facções criminosas podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: A Tarde | Foto: Alberto Maraux / SSP-BA



