Quatro bairros concentraram cerca de um terço dos homicídios registrados em Feira de Santana em 2025. Segundo dados do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), Gabriela e Conceição lideram o ranking, com 20 homicídios cada, seguidos por Tomba e Campo Limpo, ambos com 19 ocorrências.

De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios, o município registrou 247 homicídios em 2025, uma redução de 31,6% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 361 mortes. Apesar da queda, ele ressalta que os índices ainda são elevados para a segunda maior cidade da Bahia.

“O número é o menor dos últimos 18 anos e representa a maior redução já registrada entre dois anos consecutivos”, afirmou o delegado, atribuindo o resultado à integração entre as polícias Civil e Militar.
Entre os destaques positivos estão os bairros Asa Branca, que caiu de 15 para 7 homicídios, e Queimadinha, que reduziu de 17 para 8 casos. O Tomba, apesar de figurar entre os mais violentos, também apresentou queda, passando de 25 para 19 mortes.
Segundo a Polícia Civil, cerca de 90% das vítimas são homens, em sua maioria jovens entre 18 e 28 anos, e aproximadamente 80% dos crimes têm ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas. A maioria dos homicídios ocorre entre 19h e 22h, principalmente aos fins de semana.
No bairro Campo Limpo, a violência é atribuída à disputa entre facções criminosas. A polícia informou que ações de inteligência e operações integradas estão sendo planejadas para tentar reduzir os índices em 2026.
A violência também atingiu a zona rural, com destaque para o distrito de São José (Maria Quitéria), que registrou 10 homicídios, seguido da Matinha, com 7 casos.
Redação/com informações Acorda Cidade

