Em não se reelegendo para vereador na última eleição municipal (2024), Nanal Vilas Boas se despede da câmara, apresentando, publicamente, o resumo de seus dois mandatos no legislativo deste município, que decorreu de 1º de janeiro de 2017 a encerrar em 31 de dezembro de 2024. Sendo o próprio redator de seus projetos, Nanal apresentou o número de proposições nesse período de oito anos. Foram: 172 indicações, 35 requerimentos, 19 projetos de resoluções e 36 projetos de lei. Sendo o vereador com maior número de projetos de toda história do poder legislativo deste município. Dentre tantos projetos importantes, o próprio vereador destaca alguns, especificamente, nas referidas áreas: URBANISMO: Padronização das Calçadas no centro comercial, Colocação de Placas para identificação das ruas, redução da calçada da Praça Otaviano Ferreira – obra realizada, Construção da Praça do Novo oeste – obra realizada, Pavimentação dos Corredores dos Cemitérios, Edificações das estátuas de Zózimo Amâncio e de Lomanto Júnior, Programa “Habitar Legal” para as famílias de baixa renda, Pavimentação de algumas ruas, entre outros. EDUCAÇÃO e CULTURA: PL – Criação do Museu Histórico e Cultural; PL – Proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas e encenações façam apologia as cosias nocivas; entre outros. ESPORTE: Implantação de um Painel Eletrônico (Placar Eletrônico) no Ginásio de Esportes; PL – Reconhecimento e execução da Praça Pelé do Bairro Jardim Formosa, como Praça de Esporte e Lazer; também recursos do próprio vereador, reativou cinco campos de futebol na sede e na zona rural; prestou mais de 160 ações em diversas modalidades esportivas, como entrega de: traves, redes, bolas, uniforme, coletes e diversas ajudas para as competições esportivas.
SAÚDE E BEM ESTAR ANIMAL: PL – PASA – Programa de Assistência à Saúde Animal, Programa de Castração de Animais Domésticos, Criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal – conforme está Lei Orgânica, Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, além de ajudar os voluntariados protetores de animais, entre outros. ZONA RURAL: Lei para Ordenamento e a Transparência para Operação do Abastecimento de Água através de Carro Pipa, entre outros. BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO: Programa “IPTU Verde”. FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL: PL – que concedeu o terreno para construção da sede do sindicado dos servidores; PL – que concede ao Servidor Público Municipal o Direito de Folga no Dia do seu Aniversário; Emenda na Lei 323/2015, que antecipa a data de reajuste salarial do servidor, de maio para janeiro, entre outros.
O vereador votou e relutou contra projetos que viriam causar prejuízos para o município e população, como: o de usar meios para não realização de concursos; o que tiraria o 13º e o terço de férias dos seletivados; e os da venda do espaço das escolas reunidas contra a vontade de 87% da população. Encabeçou diversas ações populares e algumas judiciais. Foi o vereador que mais participou de audiências públicas. E um dado inédito, durante os oito anos de seus mandatos, o vereador Nanal participou de 100% das sessões da câmara. E um outro dado notável, sendo o único vereador na história de Capim Grosso, eleito pelo lado da situação (em 2016) que não concordou participar do clientelismo da máquina pública por conta de querer exercer a real função de vereador; algo que na situação do poder não é permitido – “ou segue a linha do trem da alegria ou fica fora”. O mesmo preferiu exercer seu mandato com independência parlamentar.
Nanal Vilas Boas: “Concluir meus dois mandatos com o sentimento do dever cumprido, ciente dos meus trabalhos exercidos com excelência e responsabilidade. Grato a Deus e a todos que me confiaram para esta honrosa missão.