Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso
    • Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
    • Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha
    • Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos
    • Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba
    • Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia
    • PM descobre três hectares de plantação de maconha em Cafarnaum, na região de Irecê
    • Médica é estuprada dentro de consultório em posto de saúde em Salvador
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Advogada assassinada atuava para o PCC e teria sido executada pelo CV
    Brasil e Mundo

    Advogada assassinada atuava para o PCC e teria sido executada pelo CV

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias25 de fevereiro de 20255 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Ao que tudo indica, a ordem para matar a advogada criminalista Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 50 anos, executada nesta segunda (24) a tiros em Ipiaú, partiu do Comando Vermelho (CV). Segundo fontes da polícia, ela exercia mais do que a função de defensora. “Era vista aqui como uma ‘integrante’ do PCC. Era comum vê-la nos corredores da delegacia exaltando os seus clientes e isso pode ter sido encarado como provocação ao Comando Vermelho”, diz um agente da região.

    Com uma conta verificada no Instagram, a “Doutora Gal” ou “Gal Barbosa”, como era conhecida, tinha mais de 14,7 mil seguidores e se apresentava como especialista em júri popular, mestre do Direito do Trabalho e presidente de uma comissão de direito dos animais. No dia 10 de fevereiro, postou uma foto chegando em Santa Catarina. “Ela embarcou porque um dos maiores clientes dela, o traficante ‘Juca’, tinha sido preso pela Ficco (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado)”, conta o policial.

    Marcos Antônio dos Santos Xavier, o “Juca”, foi preso no último dia 6. Ele é a liderança o PCC em Ipiaú, exercendo papel forte na guerra contra a expansão do CV no município, bem como em outras cidades, como Jequié, Itiruçu, Boa Nova, Manoel Vitorino, Iaçu e Valentina.

    Em uma publicação realizada há cinco dias, a advogada postou uma foto em que aparece em frente a uma delegacia e um texto dizendo: “Delegacia não é igreja. Delegado não é padre para você confessar seus pecados. Fique em silêncio e aguarde sua advogada”. A postagem tem como música de fundo o trecho do rap “A Cara do Crime”: “Ele quer crime e eu sou criminoso”.

    O policial lembra de um episódio em que ouviu parte de uma conversa da criminalista. “Certa vez, eu a vi em frente à delegacia, no telefone, dizendo: ‘embora alguns enxerguem ele (Juca) como otário, ele cresceu muito. Está muito forte’. Era nítido que ela estava bastante envolvida com a organização”, relata.  Ainda segundo a fonte, Gal Barbosa atuava também em regiões próximas. “Mas sempre defendendo traficantes do PCC. Às vezes, pegava quatro, seis clientes de uma só vez e fazia um pacote”, conta.

    Em nota, a OAB Bahia e OAB Subseção Ipiaú informou que “que não receberam nenhuma denúncia ou notícia acerca de supostas infrações ético-disciplinares na atuação profissional da advogada criminalista Maria das Graças Barbosa dos Santos, barbaramente assassinada nesta segunda-feira (24), em Ipiaú”. Confira a nota completa abaixo.

    Carbonizado  

    A Polícia Civil localizou na manhã desta terça-feira (25) o veículo utilizado pelos criminosos na execução da advogada.  O carro foi encontrado queimado às margens de uma estrada no povoado de Tesourinhas, zona rural de Ibirataia, município vizinho a Ipiaú. O veículo passará por perícia.

    A advogada foi assassinada com vários tiros na rua Francisco José de Souza, no bairro Senhora Aparecida. “Invadiram a casa dela. Como ela era também protetora de animais, os cães começaram a latir e ela correu seminua, mas foi alcançada ao lado do carro de um vizinho. No local, foram encontradas cápsulas de fuzil e pistola 380”, detalha o policial.

    Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Territorial de Ipiaú “realiza diligências para identificar a autoria e motivação do crime”. A reportagem pediu um posicionamento à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), mas até o momento não há resposta.

    Confira a nota completa da OAB Bahia e OAB Subseção Ipiaú:

    Acerca de matéria deste renomado jornal atribuindo a uma advogada vítima de homicídio uma suposta vinculação com organizações criminosas, a OAB Bahia e OAB Subseção Ipiaú vêm a público informar que não receberam nenhuma denúncia ou notícia acerca de supostas infrações ético-disciplinares na atuação profissional da advogada criminalista Maria das Graças Barbosa dos Santos, barbaramente assassinada nesta segunda-feira (24), em Ipiaú.

    A OAB Bahia e a OAB Subseção Ipiaú ressaltam que é preciso, antes de mais nada, não confundir a advogada com o réu. Advogados são responsáveis pela defesa dos réus. Essa é uma garantia fundamental dos direitos humanos assegurada pela Constituição Federal.

    Deste modo, advogados defendem criminosos nos devidos processos legais, mas não os crimes. Tentar criminalizar aqueles que são responsáveis pela defesa dos réus, com base em fatos típicos do exercício profissional da advocacia ou apenas em relatos de fontes secretas, sem que nenhuma prova ou indício sejam apresentados, como faz a referida matéria, é um retrocesso perigoso e uma ameaça ao estado democrático de direito.

    Ressaltamos que a investigação mal começou e não há, até o momento, nenhuma conclusão oficial que corrobore as informações apresentadas na matéria.

    É profundamente lamentável que a Dra Maria das Graças tenha sido assassinada nesta segunda (24), num crime que chocou a advocacia baiana, e já no dia seguinte seja acusada, sem provas nem conclusões oficiais, com base apenas no relato de uma fonte secreta, de integrar uma facção criminosa. Tal conduta merece o repúdio de toda a advocacia baiana, não apenas por atentar contra a honra da advogada falecida, mas também por contribuir para a criminalização da advocacia criminal, uma atividade essencial para a garantia do devido processo legal e da ampla defesa.

    Daniela Borges
    Presidenta da OAB da Bahia
    Paulo César Silva
    Presidente da OAB Subseção Ipiaú

    Correio

    advogada Assassinato Pcc
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de dezembro de 2025

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    6 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    7 + 4 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.