As forças de segurança da Bahia prenderam 65 pessoas apontadas como integrantes de facções criminosas durante três operações realizadas na última semana. As ações também resultaram na apreensão de armas e drogas e no bloqueio de mais de R$ 100 milhões relacionados às organizações investigadas. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (16) pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Segundo o governo estadual, a estratégia de enfrentamento ao crime organizado tem buscado atingir não apenas integrantes dos grupos, mas também a estrutura financeira das organizações. As operações contam com integração das forças estaduais, polícias de outros estados e Polícia Federal.

Uma das ações realizadas nesta quarta-feira foi a Operação Eirene II, que cumpriu 32 mandados de prisão preventiva na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Na Bahia, houve prisões em cidades como Jequié, Vitória da Conquista, Serrinha, Mutuípe, Laje, Ilhéus, Brumado e Salvador. A Justiça também autorizou restrições sobre mais de R$ 12 milhões em ativos financeiros e bens relacionados ao grupo investigado.
Mais de 15 toneladas de drogas apreendidas em 2026
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, no acumulado deste ano as forças de segurança da Bahia já apreenderam mais de 15 toneladas de drogas, desarticularam mais de 30 laboratórios e retiraram de circulação mais de 4 mil armas de fogo.
Em Salvador, a Secretaria da Segurança Pública informou ainda uma redução próxima de 30% nas mortes violentas. O dado foi apresentado no balanço divulgado pelo governo; a base pública da SSP disponível para 2026 reúne estatísticas de mortes violentas atualizadas, até o momento, de janeiro a julho.
O governo também anunciou que pretende ampliar as medidas contra organizações criminosas, com fortalecimento das investigações e perícias, contratação de profissionais de segurança, combate ao patrimônio das facções e maior integração de dados e inteligência. Entre as medidas previstas estão ainda ampliação do videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura automática de placas e uso de câmeras corporais.
Fonte: A Tarde / SSP-BA
REDAÇÃO FR NOTÍCIAS

