Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Condutor de guincho é preso com CNH falsificada durante abordagem na BA-131, em Jacobina

    Colisão frontal entre carro e ambulância de Mairi é registrada na BA-130, em Capim Grosso  

    Enem 2026: primeiro dia de provas acontece neste domingo; confira os locais de aplicação em Capim Grosso 

    Adolescente de 13 anos e homem de 22 são conduzidos à delegacia após apreensão de drogas em Senhor do Bonfim 

    Incêndio de grandes proporções atinge delegacia em Piritiba e destrói veículos 

     Homem é preso após atirar na cabeça da companheira durante crise de ciúmes em Itiúba 

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Condutor de guincho é preso com CNH falsificada durante abordagem na BA-131, em Jacobina
    • Colisão frontal entre carro e ambulância de Mairi é registrada na BA-130, em Capim Grosso  
    • Enem 2026: primeiro dia de provas acontece neste domingo; confira os locais de aplicação em Capim Grosso 
    • Adolescente de 13 anos e homem de 22 são conduzidos à delegacia após apreensão de drogas em Senhor do Bonfim 
    • Incêndio de grandes proporções atinge delegacia em Piritiba e destrói veículos 
    •  Homem é preso após atirar na cabeça da companheira durante crise de ciúmes em Itiúba 
    • Polícia Civil da Bahia realizará 2ª Corrida Solidária de Salvador em prol da Associação dos Amigos dos Autistas
    • Mostra Cultural destaca talentos de estudantes da rede municipal e valoriza arte e educação 
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Bahia tem 6 das 10 cidades mais violentas do país, mostra estudo
    Bahia

    Bahia tem 6 das 10 cidades mais violentas do país, mostra estudo

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias19 de julho de 20243 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

     

    Seis das dez cidades que registraram mais mortes violentas em 2023 ficam na Bahia. É o que mostra a 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

    Violência (Fernando Frazão/Agência Brasil)

    O município de Santana, no Amapá, lidera o ranking, com 92,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes – um índice mais de quatro vezes maior do que o nacional, de 22,8. Contudo, a Bahia é o estado que mais tem representantes nas dez primeiras posições do ranking: Camaçari, com 90,6; Jequié, com 84,4; Simões Filho, com 75,9; Feira de Santana, com 74,5; Juazeiro, com 74,4; e Eunápolis, com 70,4 estão na lista.

    O chamado “índice de mortes violentas intencionais” (MVI) inclui as vítimas de homicídio doloso, entre elas as vítimas de feminicídios; vítimas de latrocínio, o roubo seguido de morte; de lesão corporal seguida de morte; e, mortes decorrentes de intervenções policiais.

    Confira a lista das dez cidades mais violentas do Brasil:

    Município            Taxa MVI

    . Santana (AP)      92,9

    Camaçari (BA)    90,6

    Jequié (BA)         84,4

    Sorriso (MT)       77,7

    Simões Filho (BA)            75,9

    Feira de Santana (BA)     74,5

    Juazeiro (BA)      74,4

    Maranguape (CE)            74,2

    Macapá (AP)       71,3

    Eunápolis (BA)   70,4

    Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

    Regiões

    Considerando as regiões do país, Norte e Nordeste são as mais violentas. Na análise do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nessas duas regiões estão localizados os estados que convivem com um quadro acentuado de disputas entre facções de base prisional por rotas e territórios e, ao mesmo tempo, concentram a maioria dos estados com altas taxas de letalidade policial.

    As maiores taxas de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes estão no: Amapá, com 69,9 mortes por 100 mil habitantes; Bahia, com 46,5; e Pernambuco, com 40,2. As menores taxas são as de São Paulo, 7,8; Santa Catarina, 8,9; e, Distrito Federal, 11,1.

    Mortes violentas diminuíram

    Em 2023, as mortes violentas no Brasil diminuíram 3,4% em relação a 2022. Ainda assim, foram registradas 46.328 mortes violentas intencionais em todo o país no ano passado, o que representa 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

    Para o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, a queda, ainda que não seja tão expressiva, é motivo de comemoração, mas também, de alerta, uma vez que o Brasil segue sendo um país violento.

    “É um feito importante para um país do tamanho do Brasil ter uma redução de 3,4% que, na verdade, se soma a uma tendência de redução que a gente vem acompanhando desde 2018”, diz e ressalta: “A gente teve 46.328 mortes violentas intencionais em 2023. Ainda é um número bastante alto. O Brasil tem aproximadamente 3% da população mundial, mas concentra 10% dos homicídios registrados no mundo. As nossas taxas de homicídio ainda mostram que o Brasil é um país extremamente violento”.

    Segundo o Anuário, em termos globais, a taxa de MVI do Brasil, ou seja, 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, é quase quatro vezes maior do que a taxa mundial de homicídios, que, segundo dados das Nações Unidas é de 5,8 mortes por 100 mil habitantes.

    (Com Agência Brasil)

    Bahia com cidades mais violentas do Brasil cidades mais violentas do Brasil ranking
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    7 de novembro de 2026

    Polícia Civil da Bahia realizará 2ª Corrida Solidária de Salvador em prol da Associação dos Amigos dos Autistas

    7 de novembro de 2026
    6 de novembro de 2026

    Empresário é preso suspeito de ameaçar familiares por dívida de R$ 1,2 milhão na Bahia  

    6 de novembro de 2026
    6 de novembro de 2026

    Operação prende 11 pessoas, incluindo dois PMs, suspeitas de vender armas e munições para facções na Bahia 

    6 de novembro de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    12 − nove =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Condutor de guincho é preso com CNH falsificada durante abordagem na BA-131, em Jacobina

    Colisão frontal entre carro e ambulância de Mairi é registrada na BA-130, em Capim Grosso  

    Enem 2026: primeiro dia de provas acontece neste domingo; confira os locais de aplicação em Capim Grosso 

    Adolescente de 13 anos e homem de 22 são conduzidos à delegacia após apreensão de drogas em Senhor do Bonfim 

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.