Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar se constitui como um dos principais instrumentos utilizados para garantir a proteção e os direitos das crianças e adolescentes brasileiros. A existência dele é obrigatória em cada município do país e seus integrantes devem ser selecionados através de eleições públicas realizadas a cada quatro anos.
Os conselheiros tutelares possuem a autonomia para aplicar medidas de proteção, orientação, encaminhamento a serviços especializados, ou, em casos graves. Dentre essas atividades, as que se destacam são: receber e encaminhar denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes, mediar conflitos familiares e promover a conciliação quando possível e acompanhar casos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade.
No que se diz respeito à eleição, o eleitor deve possuir pelo menos 16 anos e residir no município em que deseja votar, além de apresentar algum documento para identificação e o título de eleitor. Lembrando que a prova escrita para conselheiro tutelar foi realizada no dia 30 de julho, agora ocorrerão as eleições no próximo domingo, 01 de outubro, das 08:00hs às 17:00hs, nos seguintes endereços: Antigo Colégio Edna Moreira Pinto Daltro, centro de Capim Grosso, no Colégio Antonio Joaquim Ribeiro, Distrito de Pedras Altas e na Escola Luciene Araújo Oliveira, Povoado do Peixe.
Os munícipes poderão escolher votar em um dos seguintes candidatos, sendo que cinco serão eleitos: Adenilson Oliveira Mota (118), Anaide Sousa Araújo (124), Franciele Diniz Soares (113), Larissa Jesus de Souza (125), Lucas Pereira Silva (111), Rosa Angela Cousino Silva (123), Rute dos Santos Barbosa (115), Suelem de Lima Oliveira (120), Valdirene Nascimento Santos (110), Viviane Vieira da Silva – (133).
Redação FR