O uso do cartão azul no futebol começará a ser testado em competições profissionais após aprovação da International Football Association Board (IFAB).
A criação da advertência pretende diminuir as chamadas “faltas táticas” – infrações cometidas para impedir um ataque promissor ou claras oportunidades de gol -, além de reclamações excessivas contra a arbitragem.
O jogador que receber o cartão azul ficará de fora da partida por 10 minutos. Em caso de dois cartões azuis ou um amarelo e um azul, será expulso em definitivo.
Segundo as informações do jornal inglês The Telegraph, a nova regra entrará em vigor na Copa da Inglaterra (masculina e feminina) na temporada 2024/2025.
Início dos cartões no futebol
Os cartões foram adotados no futebol na Copa do Mundo de 1970, após confusão em uma expulsão no Mundial de 1966. Na partida entre Argentina e Inglaterra, o juiz alemão Rudolf Kreitlein – que não falava espanhol – expulsou Antonio Rattin por reclamação.
O responsável pela arbitragem daquele torneio, Ken Aston, teve a ideia dos cartões amarelo e vermelho no trânsito. Em entrevista à Fifa, o árbitro contou: “Eu pensei: ‘amarelo’, pega leve; ‘vermelho’, pare, você está fora”.
Fonte: Calila Notícias