Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Polícia localiza vários tipos de drogas e armas de fogo em encomendas enviadas pelos Correios

    PM prende em Jacobina mulher acusada de homicídio no distrito do Junco

    Condenado por estupro é preso após reconhecimento facial em Serrinha

    Sargento do Exército é preso suspeito de tentar matar barbeiro por ciúmes em Conceição do Jacuípe

    Criança tem couro cabeludo arrancado ao ser atacado por dois pitbulls

    Suspeitos de furto a loja de celulares em Coité voltam a agir e invadem loja infantil em Feira de Santana

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Polícia localiza vários tipos de drogas e armas de fogo em encomendas enviadas pelos Correios
    • PM prende em Jacobina mulher acusada de homicídio no distrito do Junco
    • Condenado por estupro é preso após reconhecimento facial em Serrinha
    • Sargento do Exército é preso suspeito de tentar matar barbeiro por ciúmes em Conceição do Jacuípe
    • Criança tem couro cabeludo arrancado ao ser atacado por dois pitbulls
    • Suspeitos de furto a loja de celulares em Coité voltam a agir e invadem loja infantil em Feira de Santana
    • Caminhão de combustível pega fogo na BR-324 em Jacobina
    • Homem é preso por tentativa de feminicídio contra adolescente de 15 anos na Bahia
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Falta d’água atingiu pelo menos 129 municípios baianos no final de 2023 por problemas de energia
    Bahia

    Falta d’água atingiu pelo menos 129 municípios baianos no final de 2023 por problemas de energia

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias5 de janeiro de 20243 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

     

    Diversas famílias baianas passaram as festas de final de ano sem água e sem energia. A Embasa, concessionária responsável pelo fornecimento de água e saneamento básico, registrou um total de 239 ocorrências em 129 municípios por problemas no fornecimento de água em decorrência das falhas no fornecimento de energia elétrica nos últimos dias de 2023.

    Foto: Reprodução / GOVBR                                                                                                                

    De acordo com um relatório elaborado pela Embasa e enviado com exclusividade ao Bahia Notícias, os problemas no fornecimento ocorreram após a parada das máquinas nas estações de abastecimento, devido a falta de energia elétrica. A inconsistência no abastecimento de água começou no dia 20 de dezembro, juntamente com as falhas de energia, e seguiram até o dia 2 de janeiro.

    No interior do estado, a falta de energia afetou a operação de poços, estações elevatórias (bombas), estações de tratamento de água, equipamentos das áreas de captação de água, entre outras estruturas. Entre as cidades afetadas, Porto Seguro, no extremo sul baiano, liderou com um total de 12 ocorrências de falhas no fornecimento de energia elétrica. Outras cidades da região como Santa Cruz Cabrália, Ilhéus e Aurelino Leal também ficaram sem água devido a falta de luz.

    Devido à estiagem no interior baiano, especialmente no semiárido, a falta de abastecimento por mais de uma semana gerou dificuldades nas atividades básicas, como os serviços domésticos. Em Cabaceiras do Paraguaçu, no recôncavo baiano, foram 93 horas sem fornecimento consistente de energia e abastecimento de água. Ituberá, no sul baiano, Cardeal da Silva, no nordeste baiano, e Ubaitaba, também no sul, completaram o ranking com 79, 75 e 71 horas de falhas, respectivamente.

    Na região metropolitana de Salvador, foram 62 ocorrências de paradas no fornecimento de energia e subsequente falta no fornecimento de água, sendo elas, em sua maioria, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Durante o feriado do Natal, no dia 25, localidades turísticas na região do Litoral Norte ficaram sem abastecimento por conta de cinco paradas de energia.

    A Embasa afirmou, em nota, que “diferente do retorno da energia elétrica, nos sistemas de abastecimento, a cada interrupção, é preciso retomar o envio da água por quilômetros de tubulação e encher os reservatórios até que tenham pressão para abastecer todos os imóveis.” Na última semana, a empresa divulgou medidas para prevenir futuros problemas, como a criação de novos poços e utilização de geradores em algumas unidades.

    A Coelba, concessionária responsável pela geração e distribuição de energia elétrica, foi contatada pela reportagem, mas não houve resposta. Atualmente, após as chuvas registradas nas regiões do vale do São Francisco, oeste e centro-sul da Bahia, diversas localidades registraram inconsistências no abastecimento de energia elétrica.

    Fonte: Bahia Noticias

    129 Municípios Baianos Sem Água Final De 2023 Problemas De Energia
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    23 de janeiro de 2026

    Polícia localiza vários tipos de drogas e armas de fogo em encomendas enviadas pelos Correios

    23 de janeiro de 2026
    23 de janeiro de 2026

    Homem é preso por tentativa de feminicídio contra adolescente de 15 anos na Bahia

    23 de janeiro de 2026
    23 de janeiro de 2026

    Mulher é presa após arremessar faca contra o próprio filho de 8 anos na Bahia

    23 de janeiro de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    10 − 8 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Polícia localiza vários tipos de drogas e armas de fogo em encomendas enviadas pelos Correios

    PM prende em Jacobina mulher acusada de homicídio no distrito do Junco

    Condenado por estupro é preso após reconhecimento facial em Serrinha

    Sargento do Exército é preso suspeito de tentar matar barbeiro por ciúmes em Conceição do Jacuípe

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.