A recorrente ação de ataques de cães a caprinos e ovinos tem se tornado uma preocupação crescente para os criadores. O prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, presidente do Consórcio Público Bacia do Jacuípe e da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia), vem realizando reuniões com o governador Jerônimo Rodrigues e sua equipe, em busca de uma solução para o problema.
Em conversa com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Sivaldo Rios ressaltou a urgência do tema, destacando que o homem e a mulher do campo vêm sofrendo bastante com a situação.
Em outra reunião, desta vez com o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde, Roberta Santana, Sivaldo — acompanhado da veterinária Dra. Geane Oliveira — recebeu um retorno positivo do chefe do Executivo estadual. O governador afirmou que reuniu a equipe de governo para tratar do tema e determinou a criação de um grupo de trabalho voltado à estruturação de ações de castração de cães, visando garantir a saúde pública e o bem-estar animal, com planejamento, execução e orientação adequada à população.
“Estamos criando estratégias para a prevenção de ataques de cães a rebanhos nas zonas rurais do estado. Nosso plano é promover a castração em massa desses animais, reduzindo o futuro abandono e os riscos zoonóticos para a população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Na oportunidade, a veterinária Dra. Geane Oliveira explicou que, quando uma fêmea entra no cio, vários machos sentem o cheiro a até sete quilômetros de distância, se encontram e buscam demonstrar força para conquistar a fêmea — sendo um rebanho de ovelhas uma oportunidade propícia para essa disputa. Após o término do cio, a matilha se desfaz, os machos se dispersam, e a fêmea, muitas vezes gestante, permanece. Segundo ela, a castração elimina o cio em várias fêmeas e impede que machos castrados sejam atraídos, proporcionando uma solução imediata para o problema e, a longo prazo, reduzindo o número de animais nas ruas.
A FECBahia, que representa os consórcios públicos municipais, desempenha um papel fundamental na defesa dos interesses dos municípios e está empenhada em encontrar uma solução definitiva para os ataques, que impactam diretamente a cadeia produtiva da Agricultura Familiar. De acordo com o presidente da FECBahia, Sivaldo Rios, e o governador Jerônimo Rodrigues, as ações serão implementadas o mais rápido possível.
Texto: Hérick Rios
Fotos: Ues Sousa