Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Mulher é morta a tiros ao voltar da academia em cidade do interior da Bahia; ex-companheiro é suspeito

    Homem é preso em Serrolândia com veículo roubado durante patrulhamento da 91ª CIPM

    Após dois dias de julgamento, policial civil e guarda municipal são absolvidos em Salvador

    Vereador baiano é suspeito de abusar sexualmente da própria filha: “Só consegui chorar”

    Médico de 46 anos morre em acidente na BR-324 entre Salvador e Feira de Santana; carro colidiu com caminhão

    Cerca de 460 kg de cocaína são encontrados em caminhão durante abordagem na Bahia; motorista fugiu do veículo em movimento

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Mulher é morta a tiros ao voltar da academia em cidade do interior da Bahia; ex-companheiro é suspeito
    • Homem é preso em Serrolândia com veículo roubado durante patrulhamento da 91ª CIPM
    • Após dois dias de julgamento, policial civil e guarda municipal são absolvidos em Salvador
    • Vereador baiano é suspeito de abusar sexualmente da própria filha: “Só consegui chorar”
    • Médico de 46 anos morre em acidente na BR-324 entre Salvador e Feira de Santana; carro colidiu com caminhão
    • Cerca de 460 kg de cocaína são encontrados em caminhão durante abordagem na Bahia; motorista fugiu do veículo em movimento
    • Moradores do bairro José Mendes reclamam de buracos nas ruas e pedem providências da prefeitura
    • Padre nega missa para bebê reborn: “Procure um psiquiatra”
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » FECBahia busca junto ao Governo do Estado combater ataques de cães a caprinos e ovinos em áreas rurais
    Capim Grosso

    FECBahia busca junto ao Governo do Estado combater ataques de cães a caprinos e ovinos em áreas rurais

    Reinam MoreiraReinam Moreira22 de abril de 20253 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    A recorrente ação de ataques de cães a caprinos e ovinos tem se tornado uma preocupação crescente para os criadores. O prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, presidente do Consórcio Público Bacia do Jacuípe e da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia), vem realizando reuniões com o governador Jerônimo Rodrigues e sua equipe, em busca de uma solução para o problema.

    Presidente da FECBahia Sivaldo reunido com membros do Governo

    Em conversa com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Sivaldo Rios ressaltou a urgência do tema, destacando que o homem e a mulher do campo vêm sofrendo bastante com a situação.

    Dra. Veterinária Geane oliveira e Sivaldo Rios

    Em outra reunião, desta vez com o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde, Roberta Santana, Sivaldo — acompanhado da veterinária Dra. Geane Oliveira — recebeu um retorno positivo do chefe do Executivo estadual. O governador afirmou que reuniu a equipe de governo para tratar do tema e determinou a criação de um grupo de trabalho voltado à estruturação de ações de castração de cães, visando garantir a saúde pública e o bem-estar animal, com planejamento, execução e orientação adequada à população.

    “Estamos criando estratégias para a prevenção de ataques de cães a rebanhos nas zonas rurais do estado. Nosso plano é promover a castração em massa desses animais, reduzindo o futuro abandono e os riscos zoonóticos para a população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

    Na oportunidade, a veterinária Dra. Geane Oliveira explicou que, quando uma fêmea entra no cio, vários machos sentem o cheiro a até sete quilômetros de distância, se encontram e buscam demonstrar força para conquistar a fêmea — sendo um rebanho de ovelhas uma oportunidade propícia para essa disputa. Após o término do cio, a matilha se desfaz, os machos se dispersam, e a fêmea, muitas vezes gestante, permanece. Segundo ela, a castração elimina o cio em várias fêmeas e impede que machos castrados sejam atraídos, proporcionando uma solução imediata para o problema e, a longo prazo, reduzindo o número de animais nas ruas.

    Conversa com o Governador Jeronimo

    A FECBahia, que representa os consórcios públicos municipais, desempenha um papel fundamental na defesa dos interesses dos municípios e está empenhada em encontrar uma solução definitiva para os ataques, que impactam diretamente a cadeia produtiva da Agricultura Familiar. De acordo com o presidente da FECBahia, Sivaldo Rios, e o governador Jerônimo Rodrigues, as ações serão implementadas o mais rápido possível.

    Texto: Hérick Rios
    Fotos: Ues Sousa

    Ataque de cães FECBAHIA Governo Sivaldo
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    17 de maio de 2025

    Após dois dias de julgamento, policial civil e guarda municipal são absolvidos em Salvador

    17 de maio de 2025
    17 de maio de 2025

    Médico de 46 anos morre em acidente na BR-324 entre Salvador e Feira de Santana; carro colidiu com caminhão

    17 de maio de 2025
    17 de maio de 2025

    Moradores do bairro José Mendes reclamam de buracos nas ruas e pedem providências da prefeitura

    17 de maio de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    2 × um =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Mulher é morta a tiros ao voltar da academia em cidade do interior da Bahia; ex-companheiro é suspeito

    Homem é preso em Serrolândia com veículo roubado durante patrulhamento da 91ª CIPM

    Após dois dias de julgamento, policial civil e guarda municipal são absolvidos em Salvador

    Vereador baiano é suspeito de abusar sexualmente da própria filha: “Só consegui chorar”

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.