Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável em Capim Grosso

    Fim da farra: união de prefeitos estabelece teto para gastos no São João

    Integrante do Baralho do Crime é preso na Bolívia em operação conjunta

    Incêndio atinge cafeteria e deixa funcionária ferida em Senhor do Bonfim

    24 quilos de drogas são apreendidos em ônibus de turismo na BR-116

    Operação prende 6 e desarticula esquema de furto e abate clandestino de gado na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável em Capim Grosso
    • Fim da farra: união de prefeitos estabelece teto para gastos no São João
    • Integrante do Baralho do Crime é preso na Bolívia em operação conjunta
    • Incêndio atinge cafeteria e deixa funcionária ferida em Senhor do Bonfim
    • 24 quilos de drogas são apreendidos em ônibus de turismo na BR-116
    • Operação prende 6 e desarticula esquema de furto e abate clandestino de gado na Bahia
    • Homem é condenado a 28 anos de prisão por tentar matar ex-companheira e ex-sogra em Coité
    • Mulher é morta a tiros dentro de casa e bebê é encontrada embaixo do corpo
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Governo muda regra e obriga curso a distância para professores a ter 50% das aulas presenciais
    Brasil e Mundo

    Governo muda regra e obriga curso a distância para professores a ter 50% das aulas presenciais

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias27 de maio de 20243 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    O ministro da Educação, Camilo Santana, aprovou a diretriz que obriga os cursos de licenciatura e formação pedagógica a ter pelo menos metade da carga horária presencial.

    A decisão restringe os cursos online ao limite de até 50% de aulas remotas, conforme definição do CNE (Conselho Nacional de Educação), órgão de assessoramento do MEC (Ministério da Educação).

    A resolução do órgão foi publicada em abril deste ano, e desde então aguardava a homologação da pasta.

    A confirmação das mudanças foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27). A nova regra abarca cursos de nível superior de licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura.

    As alterações constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, aprovada pelo Conselho em março deste ano.

    O documento prevê a divisão dos cursos em quatro núcleos: formação básica, formação específica da área de formação, estágio supervisionado e extensão.

    A previsão da nova resolução é que, de uma carga total de 3.200 horas da graduação (em cursos com duração de, no mínimo, quatro anos), 1.600 horas devem ser obrigatoriamente presenciais, divididas da seguinte forma:

    – 880 horas das atividades da parte de conhecimentos específicos (o que representa metade das 1.600 horas previstas nesse núcleo);

    – 320 horas de atividades acadêmicas de extensão, desenvolvidas em escolas;

    – 400 horas dedicadas ao estágio curricular supervisionado.

    Desde 2023, o ministro e outros integrantes do governo Lula manifestavam resistência ao formato online, e a intenção inicial era proibir cursos para professores com 100% da carga horária nesses moldes.

    À época, Camilo disse que iriam “reavaliar todos os cursos de educação a distância, não permitindo mais que cursos de licenciaturas sejam 100% EAD [educação a distância]”.

    Apesar das críticas do ministro, essa modalidade representa a maior aposta de expansão do setor privado de educação superior. A formação de professores em licenciaturas a distância concentra 81% dos ingressantes, segundo o Censo do Ensino Superior de 2022, o mais recente.

    As graduações online atendem parcela da população que mora em regiões distantes e não conseguiria fazer cursos totalmente presencial. A própria resolução cita pesquisas que indicam que os estudantes de licenciaturas são mais velhos e de famílias com baixo nível geral de escolarização.

    Associações que representam o ensino superior a distância no país se manifestaram contra a homologação da definição desde março, quando o CNE aprovou as novas diretrizes.

     

    Fonte: Bahia Notícias

    50% curso distância educação ensino professor
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    4 de fevereiro de 2026

    Mulher é morta a tiros dentro de casa e bebê é encontrada embaixo do corpo

    4 de fevereiro de 2026
    4 de fevereiro de 2026

    Clientes do Will Bank são surpreendidos com cobrança de dívidas do BC após quitação

    4 de fevereiro de 2026
    3 de fevereiro de 2026

    5 animais que você não deveria criar em casa de jeito nenhum, segundo o Ibama

    3 de fevereiro de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    5 × 5 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável em Capim Grosso

    Fim da farra: união de prefeitos estabelece teto para gastos no São João

    Integrante do Baralho do Crime é preso na Bolívia em operação conjunta

    Incêndio atinge cafeteria e deixa funcionária ferida em Senhor do Bonfim

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.