A atuação da guarda municipal tem sido cada vez mais indispensável nas cidades brasileiras, principalmente depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) as equiparou as demais polícias e as inseriu no rol da Segurança Pública. Na Bahia, a cidade de Jacobina, localizada na região da Chapada Diamantina, tem investido nesses servidores, a ponto do trabalho deles ser reconhecido por outras unidades que compõem a segurança da cidade.
“A Guarda Civil de Jacobina é uma guarda treinada, equipada, evoluiu muito e tem contribuído de maneira fundamental para prevenção e para dar mais celeridade à resolução de crimes”, afirmou o Delegado Territorial de Jacobina, Leonardo Virgílio Monteiro, ao Marcas de Credibilidade.
Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia mostram que entre 2021 e 2023, crimes como roubo de veículos caíram em mais de 50% e não foram registrados roubos a estabelecimentos no ano passado, em Jacobina. Esse resultado teria influencia direta dos guardas municipais, que atuam na sede, distritos e povoados, tanto na proteção do patrimônio público, como na prevenção de crimes.
A GCM de Jacobina, entre outras ações, atua junto a Polícia Militar em situações de violência doméstica e familiar, por meio da sua Patrulha Maria da Penha. “Os agentes estão nas ruas 24 horas por dia! Essa atuação é importante, pois reforça o serviço de fiscalização da Ronda Maria da Penha e faz com que as mulheres que ainda não possuem Medidas Protetivas de Urgência sintam-se mais encorajadas a denunciar os agressores”, relatou Josenilda Vieira, Comandante da Ronda Maria da Penha da 24ª CIPM/Jacobina, que também conversou com o Marca de Credibilidade.
Para tudo isso ocorrer bem, a gestão municipal tem oferecido estrutura, tecnologia e capacitação aos guardas. Os servidores precisam estar em situações que exigem não apenas capacidade técnica, mas também equilíbrio emocional e psicológico e, por isso, foram realizados treinamentos intensivos para a utilização de armas de fogo e, ainda em 2024, terão estrutura própria para o Centro de Formação da Guarda Civil.
Vale destacar que Jacobina é a primeira cidade do Nordeste a instalar totens de segurança para monitoramento da cidade, o que dá mais celeridade às ações de combate à violência, o que naturalmente impacta na sensação de segurança dos moradores. A Prefeitura investiu em equipamentos blindados, com quatro metros de altura e quatro câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e visualização em 360º.
De acordo com a publicação, esses totens emitem alertas sonoros e têm acesso direto a uma Central de Monitoramento. Desse modo, qualquer cidadão pode apertar um botão e, após ouvir uma mensagem de alerta contra trotes, ser direcionada para a Central, onde é atendida por um agente da Guarda. Uma câmera frontal identifica o denunciante, o que inibe ainda mais as situações de trotes.
Também foi reforçada a frota de veículos e coletes balísticos foram adquiridos. “Os investimentos em pessoal, equipamentos, tecnologia e principalmente na formação dos agentes tem resultado em um trabalho de excelência, referência na Bahia e reconhecido nacionalmente. O nosso foco é deixar um legado para a população e para os trabalhadores da Segurança Pública do município de Jacobina e isso só está sendo possível porque contamos com um gestor comprometido e com coragem para enfrentar os desafios”, conta o inspetor Geral da GCM, Jailson Dias.
Tanto esforço tem sido reconhecido, não só pelos Jacobinenses, como pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, que chamou o prefeito da cidade, Tiago Dias (PC do B), para falar das diretrizes utilizadas na Segurança Pública no município, em Brasília.
Fonte: BNews