Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Batida entre van e carro deixa dois mortos e quatro feridos na BR-116

    Homem é preso após tentar matar companheira em Ponto Novo

    Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na BA-130, entre Mairi e Várzea da Roça

    Família passa mal após consumir peixe em capital nordestina; criança e idosa estão entre as vítimas

    Homem suspeito de estuprar e engravidar adolescente de 12 anos é preso em Alagoinhas

    Operação Força Total reforça policiamento e amplia segurança em Capim Grosso

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Batida entre van e carro deixa dois mortos e quatro feridos na BR-116
    • Homem é preso após tentar matar companheira em Ponto Novo
    • Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na BA-130, entre Mairi e Várzea da Roça
    • Família passa mal após consumir peixe em capital nordestina; criança e idosa estão entre as vítimas
    • Homem suspeito de estuprar e engravidar adolescente de 12 anos é preso em Alagoinhas
    • Operação Força Total reforça policiamento e amplia segurança em Capim Grosso
    • Homem incendeia própria moto durante abordagem policial e deixa mãe gravemente ferida
    • Homem é morto a tiros pelo irmão após briga no sul da Bahia
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Jovem com doença rara faz Enem em hospital e passa para Medicina em três universidades públicas
    Brasil e Mundo

    Jovem com doença rara faz Enem em hospital e passa para Medicina em três universidades públicas

    MoreiraMoreira3 de março de 20263 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Diagnosticado com uma doença rara e grave, o adolescente paraense Ítalo Cantanhede Rodrigues, 17 anos, precisou encarar os sintomas da doença e recorrer à Justiça para realizar o Enem hospitalizado.

    Crédito: Reprodução

    Ítalo estudava no Colégio Militar de Belém e foi diagnosticado em maio de 2025 com anemia aplásica medular severa, uma doença em que a medula óssea para de produzir células sanguíneas responsáveis pela manutenção do corpo. A família buscou tratamento em um hospital em São Paulo e, durante a internação, acionou a Justiça para garantir o direito do adolescente fazer o Enem no hospital. Agora, ele comemora o esforço: foi aprovado em medicina em três universidades públicas. As informações são do G1 Pará.

    Ítalo conseguiu aprovação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). A instituição escolhida foi a Uepa, e o ingresso na turma de medicina está previsto para o segundo semestre de 2026. “Mesmo em tempos difíceis, eu conseguia estudar quando podia. […] Deus continuou nos dando força, renovando a nossa fé a cada dia, e isso me deu esperança para continuar seguindo meus sonhos, o sonho da medicina”, diz Ítalo.

    Pai de ítalo, Wagner Cantanhede diz que o filho não abriu mão de fazer o Enem mesmo com a imunidade extremamente baixa após o Transplante de Medula Óssea (TMO), que foi o tratamento indicado. Para a sorte da família, a irmã mais nova era uma doadora 100% compatível. Antes de ser submetido ao transplante, Ítalo precisou passar por sessões de quimioterapia e enfrentou períodos de isolamento e outras complicações infecciosas. Na ocasião, os médicos explicaram à família que, sem o tratamento, a condição podia ser fatal, pois o paciente ficaria vulnerável a infecções graves, hemorragias e anemia profunda.

    O pai lembra que, durante o tratamento em São Paulo, foram meses de luta física e emocional, mas também de fé e união familiar. Foi um período de medo, incertezas e muitas internações, mas que não foram maiores do que a força do jovem paraense em passar no vestibular de medicina. “Um dos principais desafios dessa trajetória foi a questão da adaptação: a vida no hospital, pouco contato com amigos e familiares, uma rotina de estudos bem certa e muita preocupação com a minha saúde e com o meu futuro”, afirma o jovem.

    Wagner diz que, após o transplante, a imunidade do filho ficou extremamente baixa, o que exigiu isolamento e cuidados intensivos. O jovem ainda teve que lidar com infecções oportunistas, comuns em pacientes com sistema imunológico enfraquecido. Enquanto vivia os percalços da internação, Ítalo ia extraindo aprendizados que vai levar com ele para a vida: “Do lado do paciente, eu consegui aprender muitas coisas sobre como agir nessa profissão e como eu quero ser. Vou me dedicar, tentar fazer o melhor possível para poder tratar de outras pessoas que sofreram e que estão numa situação semelhante à minha”.

    Fonte: Correio

    Doença Rara enem hospital Medicina
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    30 de abril de 2026

    Homem é preso após tentar matar companheira em Ponto Novo

    30 de abril de 2026
    30 de abril de 2026

    Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na BA-130, entre Mairi e Várzea da Roça

    30 de abril de 2026
    29 de abril de 2026

    Família passa mal após consumir peixe em capital nordestina; criança e idosa estão entre as vítimas

    29 de abril de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    1 × 2 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Batida entre van e carro deixa dois mortos e quatro feridos na BR-116

    Homem é preso após tentar matar companheira em Ponto Novo

    Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na BA-130, entre Mairi e Várzea da Roça

    Família passa mal após consumir peixe em capital nordestina; criança e idosa estão entre as vítimas

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.