Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Acidente entre moto e carro deixa feridos na BR-324, entre Ramal e Junco

    Casos de raiva em raposas acendem alerta e reforçam vigilância em Cruz das Almas

    Noite trágica na BR-324: acidentes deixam mortos, feridos e acendem alerta a motoristas

    Emoção, golaços e decisões nos pênaltis marcam classificação de Monumento e Atlético na Copa Arena

    Brasil registra menor taxa de mortalidade infantil em 34 anos, aponta Unicef

    Pai é preso após tentar matar filho de 11 meses com capacete na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Acidente entre moto e carro deixa feridos na BR-324, entre Ramal e Junco
    • Casos de raiva em raposas acendem alerta e reforçam vigilância em Cruz das Almas
    • Noite trágica na BR-324: acidentes deixam mortos, feridos e acendem alerta a motoristas
    • Emoção, golaços e decisões nos pênaltis marcam classificação de Monumento e Atlético na Copa Arena
    • Brasil registra menor taxa de mortalidade infantil em 34 anos, aponta Unicef
    • Pai é preso após tentar matar filho de 11 meses com capacete na Bahia
    • Golpista é presa após dar prejuízo de R$ 14 mil a açougueiro idoso na Bahia
    • Dois jovens são encontrados mortos dentro de porta-malas na Bahia
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Número de católicos cai na Bahia, enquanto evangélicos e sem religião dispara
    Bahia

    Número de católicos cai na Bahia, enquanto evangélicos e sem religião dispara

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias6 de junho de 20254 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Em 2022, seis a cada dez baianos eram católicos. É o que aponta o Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Igreja do Senhor do Bonfim | Foto: TV Bahia

    Segundo o levantamento, 57% da população baiana de 10 anos ou mais se declarava como tal, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas. A Bahia segue sendo majoritariamente católica, mas a redução desse grupo se intensificou entre 2010 e 2022.

    Apesar de ser a terceira maior população que segue a religião no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais em números absolutos, a Bahia ocupava apenas a 14ª posição em proporção de católicos, sendo a menor do Nordeste.

    O Censo mostra que o percentual de católicos na estado segue em queda constante desde 1940, quando representavam 98,9% da população. A partir da década de 1980, a diminuição se intensificou. Só entre 2010 e 2022, o estado perdeu em torno de 728 mil católicos, resultando em uma redução de 9,4%.

    Como reforça Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, a queda do catolicismo é um movimento que acontece em todo o país, principalmente em grandes centros urbanos porque a diversidade religiosa também acaba sendo maior. Por consequência, outras expressões de fé ganham mais adeptos na sociedade.

    “A população evangélica tem o maior crescimento, mas a gente tem outras religiões também ganhando espaço, como as de matriz africana, além de outras religiosidades. Também há o crescimento de outros tipos de religião e das pessoas sem religião. Tudo isso acaba diminuindo o peso do catolicismo de forma muito importante entre 2010 e 2022,” explicou.

    Crescimento das religiões evangélicas

    O número de evangélicos cresceu 42,7% entre 2010 e 2022. Eles representavam 23,3% dos baianos, com 2,8 milhões de pessoas. Em 2022, o estado tinha a quarta maior população evangélica do país, mas só a 20ª proporção entre as 27 unidades da Federação.

    A proporção de evangélicos na Bahia é maior entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e entre adultos de 30 a 49 anos de idade, grupos nos quais cerca de 1 em cada 4 pessoas é evangélica.

    Número de adeptos a religiões de matriz africana dispara

    Já os adeptos da umbanda e do candomblé mais que triplicaram, saltando de 42,9 mil para 123,3 mil no mesmo período, com um crescimento de 187%. Aqueles que se apresentavam como espíritas representavam 1% da população baiana, com 123,3 mil pessoas.

    Já o grupo sem religião também seguiu em crescimento e correspondia a 12,9% da população do estado, com aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

    No Censo de 2022, a Bahia tinha a 3ª maior população sem religião, atrás de São Paulo, com 4,1 milhões, e Rio de Janeiro, com 2,4 milhões.

    Perfil etário, racial e educacional

    Mulheres eram maioria em quase todas as religiões, exceto entre adeptos de tradições indígenas;

    O catolicismo tinha mais adeptos entre os mais velhos: 7 em cada 10 pessoas com mais de 70 anos são católicas;

    Quase metade das pessoas sem religião tinham até 29 anos, o que representava 46,6%;

    Seis em cada 10 pessoas brancas eram católicas, enquanto evangélicos tinham maior presença entre indígenas (26%) e pretos (25,2%);

    O espiritismo concentrava o maior nível de escolaridade: 52,5% dos espíritas baianos tinham ensino superior completo, seguido por adeptos da umbanda e candomblé (20,7%);

    Na Bahia, em 2022, quase metade das pessoas católicas de 25 anos ou mais de idade eram sem instrução ou não tinham sequer concluído o ensino fundamental: 49,5% ou 2.643.798 em números absolutos;

    O catolicismo era a religião com maior percentual de fiéis com baixo nível de instrução, acima do verificado para a população baiana em geral, com 44%;

    Em seguida vinham as tradições indígenas, com 47,9% dos seus adeptos sem instrução ou até o fundamental incompleto, e os evangélicos, com 39,3%

    G1 Bahia

    Bahia Católicos Evangélicos
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    22 de março de 2026

    Casos de raiva em raposas acendem alerta e reforçam vigilância em Cruz das Almas

    22 de março de 2026
    21 de março de 2026

    Pai é preso após tentar matar filho de 11 meses com capacete na Bahia

    21 de março de 2026
    21 de março de 2026

    Golpista é presa após dar prejuízo de R$ 14 mil a açougueiro idoso na Bahia

    21 de março de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    4 × dois =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Acidente entre moto e carro deixa feridos na BR-324, entre Ramal e Junco

    Casos de raiva em raposas acendem alerta e reforçam vigilância em Cruz das Almas

    Noite trágica na BR-324: acidentes deixam mortos, feridos e acendem alerta a motoristas

    Emoção, golaços e decisões nos pênaltis marcam classificação de Monumento e Atlético na Copa Arena

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.