Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Veículo pega fogo na BR-324, em Ourolândia

    Polícia Militar apreende drogas no bairro Jacobina IV

    Viúva Negra: conheça a mulher de 75 anos procurada por matar seus ex-maridos e namorado

    Carro capota na BA-120, entre Santaluz e Queimadas

    Baleada e liberada duas vezes, mulher morre e família alega negligência médica: ‘Descaso’

    Após 17 anos, José Eduardo é demitido da Record por queda de audiência

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Veículo pega fogo na BR-324, em Ourolândia
    • Polícia Militar apreende drogas no bairro Jacobina IV
    • Viúva Negra: conheça a mulher de 75 anos procurada por matar seus ex-maridos e namorado
    • Carro capota na BA-120, entre Santaluz e Queimadas
    • Baleada e liberada duas vezes, mulher morre e família alega negligência médica: ‘Descaso’
    • Após 17 anos, José Eduardo é demitido da Record por queda de audiência
    • Engavetamento com 8 veículos causa interdição parcial na BR-324, em Amélia Rodrigues
    • Taxista fica ferido após carro tombar às margens da BA-120 em Santaluz
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Número de católicos cai na Bahia, enquanto evangélicos e sem religião dispara
    Bahia

    Número de católicos cai na Bahia, enquanto evangélicos e sem religião dispara

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias6 de junho de 20254 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Em 2022, seis a cada dez baianos eram católicos. É o que aponta o Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Igreja do Senhor do Bonfim | Foto: TV Bahia

    Segundo o levantamento, 57% da população baiana de 10 anos ou mais se declarava como tal, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas. A Bahia segue sendo majoritariamente católica, mas a redução desse grupo se intensificou entre 2010 e 2022.

    Apesar de ser a terceira maior população que segue a religião no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais em números absolutos, a Bahia ocupava apenas a 14ª posição em proporção de católicos, sendo a menor do Nordeste.

    O Censo mostra que o percentual de católicos na estado segue em queda constante desde 1940, quando representavam 98,9% da população. A partir da década de 1980, a diminuição se intensificou. Só entre 2010 e 2022, o estado perdeu em torno de 728 mil católicos, resultando em uma redução de 9,4%.

    Como reforça Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, a queda do catolicismo é um movimento que acontece em todo o país, principalmente em grandes centros urbanos porque a diversidade religiosa também acaba sendo maior. Por consequência, outras expressões de fé ganham mais adeptos na sociedade.

    “A população evangélica tem o maior crescimento, mas a gente tem outras religiões também ganhando espaço, como as de matriz africana, além de outras religiosidades. Também há o crescimento de outros tipos de religião e das pessoas sem religião. Tudo isso acaba diminuindo o peso do catolicismo de forma muito importante entre 2010 e 2022,” explicou.

    Crescimento das religiões evangélicas

    O número de evangélicos cresceu 42,7% entre 2010 e 2022. Eles representavam 23,3% dos baianos, com 2,8 milhões de pessoas. Em 2022, o estado tinha a quarta maior população evangélica do país, mas só a 20ª proporção entre as 27 unidades da Federação.

    A proporção de evangélicos na Bahia é maior entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e entre adultos de 30 a 49 anos de idade, grupos nos quais cerca de 1 em cada 4 pessoas é evangélica.

    Número de adeptos a religiões de matriz africana dispara

    Já os adeptos da umbanda e do candomblé mais que triplicaram, saltando de 42,9 mil para 123,3 mil no mesmo período, com um crescimento de 187%. Aqueles que se apresentavam como espíritas representavam 1% da população baiana, com 123,3 mil pessoas.

    Já o grupo sem religião também seguiu em crescimento e correspondia a 12,9% da população do estado, com aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

    No Censo de 2022, a Bahia tinha a 3ª maior população sem religião, atrás de São Paulo, com 4,1 milhões, e Rio de Janeiro, com 2,4 milhões.

    Perfil etário, racial e educacional

    Mulheres eram maioria em quase todas as religiões, exceto entre adeptos de tradições indígenas;

    O catolicismo tinha mais adeptos entre os mais velhos: 7 em cada 10 pessoas com mais de 70 anos são católicas;

    Quase metade das pessoas sem religião tinham até 29 anos, o que representava 46,6%;

    Seis em cada 10 pessoas brancas eram católicas, enquanto evangélicos tinham maior presença entre indígenas (26%) e pretos (25,2%);

    O espiritismo concentrava o maior nível de escolaridade: 52,5% dos espíritas baianos tinham ensino superior completo, seguido por adeptos da umbanda e candomblé (20,7%);

    Na Bahia, em 2022, quase metade das pessoas católicas de 25 anos ou mais de idade eram sem instrução ou não tinham sequer concluído o ensino fundamental: 49,5% ou 2.643.798 em números absolutos;

    O catolicismo era a religião com maior percentual de fiéis com baixo nível de instrução, acima do verificado para a população baiana em geral, com 44%;

    Em seguida vinham as tradições indígenas, com 47,9% dos seus adeptos sem instrução ou até o fundamental incompleto, e os evangélicos, com 39,3%

    G1 Bahia

    Bahia Católicos Evangélicos
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    13 de junho de 2025

    Baleada e liberada duas vezes, mulher morre e família alega negligência médica: ‘Descaso’

    13 de junho de 2025
    13 de junho de 2025

    Engavetamento com 8 veículos causa interdição parcial na BR-324, em Amélia Rodrigues

    13 de junho de 2025
    13 de junho de 2025

    Advogado Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador

    13 de junho de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    três × 2 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Veículo pega fogo na BR-324, em Ourolândia

    Polícia Militar apreende drogas no bairro Jacobina IV

    Viúva Negra: conheça a mulher de 75 anos procurada por matar seus ex-maridos e namorado

    Carro capota na BA-120, entre Santaluz e Queimadas

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.