No universo jurídico, onde as palavras muitas vezes são precisas e técnicas, a advogada se valeu do seu talento em transformar o direito em poesia. A Dr.ª Iracema Souza, inscrita na seccional de Jacobina/BA, experiente advogada previdenciária, fez história ao conquistar judicialmente uma aposentadoria rural utilizando uma abordagem inovadora: a apresentação dos pedidos em forma de versos.
O caso em questão tramitou na Justiça Federal de Campo Formoso/BA, envolvia um trabalhador rural que, após anos de dedicação ao campo, viu seu pedido de aposentadoria ser negado por três (3) vezes pelo INSS. Diante desse desafio, a advogada, conhecida por sua sensibilidade e criatividade, decidiu utilizar uma estratégia incomum. Inspirada pelas dificuldades e pela luta diária do seu cliente, ela transformou os argumentos jurídicos em uma peça poética.
Veja um trecho da ação:
“ Com tantos anos de labuta, seu rosto todo enrugou, mostrando os sinais, daquele que não pode ser doutor. Hoje em dia nem seu sustento mais pode prover, cansados dos barcos, com pouco sabe viver. A ajuda que receber, pouco pode fazer, chamada de bolsa família, a este velho pode manter. Se achando no fim da idade, busca seu direito receber. Uma aposentadoria por idade rural, para sobreviver. Se este sustento não chegar, este velho pode morrer, que a justiça seja feita, e que seu direito chegue a você.”
Autora: Advogada da seccional de Jacobina/BA, Dr.ª IRACEMA SOUZA, OAB/BA nº35.642, Conquista Aposentadoria Rural com Criatividade Poética.
O INSS logo que citado da ação, apresentou no processo proposta de acordo, para a concessão de aposentadoria Rural Especial do Autor. A decisão final que reconheceu o direito do trabalhador destacou a singularidade da abordagem da advogada. A justiça foi feita, e de uma forma tão bela que fez lembrar que o Direito também é uma arte.
A atuação da Dr.ª Iracema Souza, foi um exemplo de como a criatividade e a paixão pela profissão, podem transformar a vida dos que necessitam. A técnica inovadora, não só garantiu um direito essencial, mas também trouxe um toque humano e artístico ao processo judicial, inspirando outros profissionais do Direito a buscarem novas formas de atuação.
A sentença foi homologada nesta terça-feira, 01 de outubro de 2024, e agora finalmente o seu DOMINGOS DE JESUS SANTOS, morador do município de Andorinha/BA, poderá usufruir do seu direito e ter a sensação de justiça feita.
Redação FR Notícias