A Prefeitura de Cairu proibiu o uso de animais para transporte na cidade. O decreto com a suspensão foi divulgado nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Município, e passou a valer em seguida. De acordo com a determinação, estão incluídos carroças, charretes e outros meios veículos de tração animal, mesmo quando utilizados para uso próprio.
O banimento foi determinado depois que uma situação de exploração animal viralizou nas redes sociais no último fim de semana – feriado prolongado de Réveillon. Em um vídeo, oito turistas aparecem em uma carroça puxada por um cavalo em Morro de São Paulo, ponto turístico que integra a área da cidade. Depois, o animal aparece caído na areia.
Não se sabe o dia exato em que aconteceu a situação, mas, em nota, a Prefeitura informou que foram feitas fiscalizações na região depois que as imagens vazaram. No entanto, não há registro de punições e nem se sabe o que houve com o cavalo. Com o decreto, a fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Administração.
Ainda conforme divulgou a Prefeitura, o Poder Executivo Municipal iniciou diálogo com as representações de transportes que utilizam a tração animal para a construção de uma solução definitiva e segura para o problema em questão.
Fonte: iBahia