Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso
    • Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
    • Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha
    • Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos
    • Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba
    • Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos na Bahia
    • PM descobre três hectares de plantação de maconha em Cafarnaum, na região de Irecê
    • Médica é estuprada dentro de consultório em posto de saúde em Salvador
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início » Troca de áudios entre policiais civis da BA indica alinhamento de depoimentos durante investigação de esquema de desvio de armas
    Bahia

    Troca de áudios entre policiais civis da BA indica alinhamento de depoimentos durante investigação de esquema de desvio de armas

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias13 de agosto de 20255 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Áudios do policial civil Douglas Pithon, ex-coordenador da Coordenação de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil da Bahia, enviados a um agente subordinado, sugerem um alinhamento de depoimentos prestados na investigação de um suposto esquema de desvio de armas.

    Douglas Pithon, ex-coordenador de Recursos Especiais (Core) da PC-BA — Foto: TV Bahia

    Um inquérito do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Corregedoria da Polícia Civil levantou uma série de informações sobre o esquema envolvendo policiais do estado em 2024. O caso aconteceu no mês julho e terminou com a morte de duas pessoas, uma delas inocente.

    Inicialmente, a ação, realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e Coordenação de Recursos Especiais (Core), foi apresentada como uma das maiores apreensões de armas até aquela altura de 2024. Uma submetralhadora, seis fuzis e mais mil munições foram encontradas em um matagal de Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde ficava um esconderijo de uma facção criminosa.

    O g1 teve acesso à investigação realizada pelo MP e corregedoria da PC, que reúne informações de mais de um ano de apuração. Os depoimentos de agentes que participaram da ação do dia 11 de julho de 2024, indica que mais armas do que o declarado teriam sido encontradas. Entretanto, até o momento, o número total de armas encontradas não foi precisado.

    Entre as informações levantadas pelo MP no inquérito, constam áudios de Pithon, enviados a um dos policiais da Core que acompanhou a ação investigada. Ele alerta o colega sobre a realização de uma “oitiva relativamente diferente”.

    “Irmão, se ligue. Em relação aquelas “apreensão” daquelas armas. […] Doutor Tormes tá fazendo outro procedimento em Itinga, que é o procedimento de apreensão das armas. Aquela p**** lá que badalou com a prisão dos “polícia” [militares] que de alguma maneira “tava” revertendo pra policia civil, no caso ele, né. Então a gente vai fazer uma oitiva relativamente diferente da que feita lá com Adam”, disse Pithon.

     

    Na ocasião, ele se referia a um depoimento dado ao responsável pela Delegacia Especializada Antissequestro, delegado Adailton Adam, que começou a investigar o suposto esquema e a conexão com a morte de dois homens: Joseval Santos Souza e o enteado dele, Jeferson Sacramento Santos, que foram levados para o local da ação e encontrados mortos dias depois.

    A orientação para que um novo depoimento fosse prestado teria partido do delegado do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) na época, Nilton Tormes.

    Tormes foi exonerado do cargo em março deste ano por suspeita de participar do suposto esquema de desvio de armas.

    Ex-coordenador da Core sugere alinhamento de depoimentos

    Ainda na troca de áudios, Douglas Pithon envia os registros do próprio depoimento, bem como dos outros que estiveram na ação, para que o colega dê “uma lida”. Além disso, ele pontua que tudo está “alinhado” com Arthur Gallas, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

    “Eu vou te mandar a oitiva sua e de Teles aí, e ai vocês precisam ir em algum horário hoje lá na delegacia de Itinga, encontrar doutor Tormes pra assinar essa parada, viu? Já tá tudo alinhado ai com doutor Arthur com todo mundo”, disse ele.

    Também em depoimento ao MP, o delegado Guilherme Pernambuco, titular da delegacia de Itinga, afirmou que recebeu um a incumbência de fazer o inquérito do delegado Nilton Tormes e que recebeu dele um documento pronto.

    Em contrapartida, o ex-titular do Depom afirma que Pernambuco acompanhou os depoimentos dos policiais da Core.

    O que dizem os citados

     Em nota, Arthur Gallas afirmou que Nilton Tormes foi o responsável por coordenar operação em julho de 2024 pelo Depom, já que ele era o coordenador da Região Metropolitana de Salvador. Inicialmente, havia dúvida sobre se a área onde ocorreu a ação era da 23ª Luro de Freitas ou da 27ª Delegacia Territorial de Itinga.

    Ele pontuou ainda que todos os policiais que participaram da ação foram ouvidos como testemunhas do inquérito policial instaurado pela Delegacia de Itinga. Além disso, afirmou que o inquérito foi concluído e indicou que material apreendido pertencia a um integrante de facção criminosa.

    Gallas enfatizou que entrou em contato com Douglas Pithon para esclarecer que os agentes da Core precisavam ser ouvidos na Delegacia de Itinga, mesmo que já tivesse prestado depoimento na Delegacia Antissequestro. Ele pontou que eram apurações distintas e que precisavam ser ouvidos como testemunhas naquele procedimento também.

    O diretor do Depom, enfatizou que as conversas entre ele e Douglas foram acerca das providências necessárias ao andamento do procedimento e quem hipótese nenhuma foi feito algum acordo.

    “Meu papel como Diretor do Departamento foi apenas orientar nesse sentido, destacando a importância da operação pelo destaque que teve. Quanto ao papel de Nilton Tormes foi acompanhar o procedimento na Delegacia, em razão da sua atribuição de Coordenador, pois não caberia instauração de Inquérito na sede do Departamento”, finalizou.

     Já Douglas Pithon afirmou que o alinhamento mencionado no áudio é referente ao dia, horário e o local para que o agente da Core fosse até a delegacia prestar o depoimento. Segundo ele, o segundo depoimento precisou ser realizado por que o delegado Adailton Adam havia realizado uma “oitiva irregular”.

    Nilton Tormes admitiu que, de fato, houve uma troca de delegacia que apuraria o inquérito, como indicado por Gallas. Sobre a necessidade de um novo depoimento, ele afirmou que, na verdade, as oitivas foram modificadas na delegacia antissequestro. Tormes também negou que o inquérito já tivesse chegado pronto ao delegado de Itinga.

    O g1 tenta contato com o delegado Adailton Adam para novos esclarecimentos.

    Depoimento policiais
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    6 de dezembro de 2025

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    6 de dezembro de 2025
    6 de dezembro de 2025

    Jovem morre em colisão entre motos na estrada de taquarandi em Mirangaba

    6 de dezembro de 2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    vinte − 4 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Duas pessoas morrem em colisão entre ônibus e carro na BR-110 em Paulo Afonso

    Esquecimento normal ou sinal de Alzheimer? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda

    Coiteense é vítima de um possível sequestro e assalto em Serrinha

    Bahia tem novos alertas laranja e amarelo de chuvas emitidos pelo Inmet; confira listas de cidades com mais riscos de alagamentos

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2025 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.