Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Mairi e São José do Jacuípe recebem serviços gratuitos da Defensoria Pública nos dias 7 e 8 de julho

    Homem morre após passar mal durante jogo da Seleção Brasileira contra o Japão

    Jovem é atingido por rojão e fica com rosto desfigurado durante guerra de fogos de artifício na Bahia

    Caminhoneiro morre após passar mal em Feira de Santana; polícia investiga possível intoxicação

    Homem é preso após agredir a mãe no distrito do Junco, em Jacobina

    Estudante de medicina é morta a facadas por namorado em ataque pelas costas

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Mairi e São José do Jacuípe recebem serviços gratuitos da Defensoria Pública nos dias 7 e 8 de julho
    • Homem morre após passar mal durante jogo da Seleção Brasileira contra o Japão
    • Jovem é atingido por rojão e fica com rosto desfigurado durante guerra de fogos de artifício na Bahia
    • Caminhoneiro morre após passar mal em Feira de Santana; polícia investiga possível intoxicação
    • Homem é preso após agredir a mãe no distrito do Junco, em Jacobina
    • Estudante de medicina é morta a facadas por namorado em ataque pelas costas
    • Mulher é executada com cerca de 15 tiros na frente do filho de 8 anos na Bahia
    • Colisão entre ônibus, carreta e carro deixa cobrador morto e três feridos na BR-116, em Jaguaquara
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Vereador perde a eleição após distribuir material de campanha com um dígito errado
    Politica e Esporte

    Vereador perde a eleição após distribuir material de campanha com um dígito errado

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias10 de outubro de 20242 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    Um dígito incorreto na hora da votação pode fazer uma grande diferença, especialmente se o erro estiver nos ”santinhos” do candidato. Um vereador de Argirita, Minas Gerais, José Iria de Araújo (PSD), conhecido como ‘Duda’, teve um número registrado na urna eletrônica, diferente do que usou em sua campanha e nos ”santinhos”.

     

    O número  usado em todo material de campanha foi 55.608, mas a candidatura de Duda foi registrada no TSE com o número 55.508, um dígito diferente. Eleito em 2004, Duda participou de todas as eleições até 2020 com o número final 608. Neste ano, houve o equivoco ao colocar 5 no lugar do 6, e ele recebeu apenas 52 votos, não se reelegendo.

    A candidatura de Duda foi registrada em 30 de agosto. Ele confirmou, em entrevista à TV Integração, que usou um número diferente do registrado, mas não deu mais detalhes por orientação jurídica. O TRE informou que os números são definidos na convenção partidária e podem ser alterados em caso de erro, com retificações aceitas até 18/09/2024, data do fechamento do Sistema de Candidaturas.

    Veja nos números abaixo que na primeira eleição 2004 Duda concorreu pelo MDB com o número 15 608. Em 2008 ele concorreu pelo PSDB 45 608 e pelo mesmo partido concorreu em 2012. Na eleição de 2016 voltou para o MDB com o mesmo número de 2004. Em 2020 já estava do PSD e seu número foi 55. 608, ou seja, passou por três partidos diferentes mas os três últimos dígitos sempre mantidos 608, tinha a intenção de concorrer com o mesmo número de 2020, quando o 6 foi tocado pelo 5 e o erro foi fatal. Muito provavelmente ao digitar o número do santinho 55.608 o eleitor confirmava e o voto era anulado ou serviu para outro candidato.

    • 2004: 15.608
    • 2008: 45.608
    • 2012: 45.608
    • 2016: 15.608
    • 2020: 55.608
    • 2024: 55.508

    Fonte: Calila Notícias

    eleições vereador votos
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    30 de junho de 2026

    Homem morre após passar mal durante jogo da Seleção Brasileira contra o Japão

    30 de junho de 2026
    28 de junho de 2026

    Copa do Mundo 2026: fase eliminatória começa neste domingo; confira todos os confrontos e horários

    28 de junho de 2026
    26 de junho de 2026

    Brasil vai encarar o Japão na fase eliminatória da Copa do Mundo na próxima segunda-feira, às 14h

    26 de junho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    6 + 1 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Mairi e São José do Jacuípe recebem serviços gratuitos da Defensoria Pública nos dias 7 e 8 de julho

    Homem morre após passar mal durante jogo da Seleção Brasileira contra o Japão

    Jovem é atingido por rojão e fica com rosto desfigurado durante guerra de fogos de artifício na Bahia

    Caminhoneiro morre após passar mal em Feira de Santana; polícia investiga possível intoxicação

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.