A CBF decidiu adiar novamente os jogos dos times do Rio Grande do Sul, depois de debater e não chegar a consenso com clubes e patrocinadores sobre a paralisação das competições ao longo da manhã desta terça-feira. Serão interrompidos os jogos da Série A do Brasileiro e demais divisões, tanto masculino como feminino, até o dia 27 de maio.
A entidade comunicou a decisão oficial após a publicação da nota no blog e explicou o seguinte:
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024”.
No debate entre clubes e com a federação de futebol do Rio Grande do Sul, a CBF entendeu que não havia possibilidade de uma decisão unânime, e tenta minimizar impactos. Apesar da atitude solidária, haveria influência direta no calendário deste e do próximo ano.
Enquanto Grêmio e Inter seguem sem poder treinar, Juventude e Caxias já retomaram as atividades. Através da federação gaúcha, os clubes pediram adiamento dos jogos por 20 dias, mas a ideia é que a situação seja monitorada e os adiamentos sejam feitos a conta-gotas.
A CBF consultou toda a rede envolvida no Brasileiro e na Copa do Brasil e também os clubes. Alguns não admitem hipótese de paralisação. A outra alternativa seria que os times do Sul treinassem e mandassem jogos em outros estados, mas há resistência à essa ideia.
Jogos que serão adiados:
Série A
Internacional X Juventude
Atlético-MG X Grêmio
Série C
Caxias X Confiança
Ferroviário X São José
Ypiranga X Figueirense.
Série D
Avenida X Novo Hamburgo
Cianorte X Brasil de Pelotas
Campeonato Brasileiro Feminino
Santos X Grêmio
Avaí – Kindermann x Internacional
Grêmio x América-MG
Fonte: Globo