O ciclista Júlio Cézar Villas Boas, de 67 anos, alcançou uma marca impressionante em 2025: já são 447 mil quilômetros pedalados ao longo dos últimos 13 anos na região de Jacobina.

A distância equivale a 11 voltas ao redor da Terra, considerando que cada volta corresponde a aproximadamente 40 mil km. Mas Júlio garante que ainda não parou por aí.
Apaixonado por esportes, ele iniciou sua trajetória no futebol, mas uma lesão no joelho o levou a descobrir o ciclismo, paixão que mantém até hoje.
— “Eu tive uma pessoa que me apresentou o ciclismo e me apaixonei. Confesso que, se tivesse descoberto antes, nem teria jogado futebol”, disse o ciclista em entrevista à TV São Francisco, afiliada da TV Bahia.

Júlio começou a pedalar em 2007, mas só passou a registrar suas atividades em 2012. Desde então, tem mantido uma rotina impressionante: pedala em média 40 mil km por ano.
Em abril deste ano, ele sofreu um atropelamento em Jacobina e precisou passar por duas cirurgias. Mesmo assim, não desanimou e continua firme no pedal.
— “A experiência adquirida no dia a dia deixa você mais forte, mais preparado e capaz de evitar problemas”, afirmou.
Atualmente, Júlio prefere pedalar em grupo, sempre acompanhado por amigos e familiares, e já planeja novos desafios. Entre suas metas estão ultrapassar a marca de meio milhão de quilômetros pedalados e realizar um percurso histórico pelo Brasil, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS).
— “Quero fazer do Oiapoque ao Chuí. Estou me preparando e espero ter um ou dois companheiros, porque sozinho não dá. Esse é o meu objetivo”, declarou.
Redação/com informações G1 Bahia

