A 13º edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado na quarta-feira (12), elegeu a melhor cerveja do país. A premiada foi a Orvalho do Mar, produzida pela Cervejaria Aracuária, localizada em Maringá (PR). A bebida recebeu o ouro na categoria “Best of Show”, que classifica as melhores da competição.
Mais de 2,5 mil amostras de cervejas foram enviadas ao concurso por cerca de 500 cervejarias nacionais. As avaliações foram realizadas por 70 jurados nacionais e internacionais. Do total, 95 levaram medalha de ouro, 92 de prata e 102 de bronze.
O grande destaque da noite foi a Orvalho do Mar, considerada a melhor entre todas. A bebida é estilo Gose, um tipo de cerveja ácida, com alta carbonatação, pouco amargor e levemente salgada. Há ainda adição de limão-rosa, alecrim e um toque de sal.
Cerveja eleita a melhor de 2024 Crédito: Divulgação
O teor alcoólico é de 3,8%. No site oficial da cervejaria, o combo com quatro latas de 473 ml é vendido por R$ 85,60. Cada unidade sai a R$ 21,40. A bebida é produzida pela Cervejaria Araucária, criada em 2012, no Paraná. Além da fábrica, o grupo é dono de um bar em Maringá.
Melhores cervejarias
O 13º Concurso Brasileiro de Cervejas ainda elegeu ainda as três melhores cervejarias do ano. Os resultados foram estabelecidos seguindo a pontuação que cada cervejaria teve no campeonato de acordo com as medalhas recebidas.
A campeã foi a Big Jack Cervejaria, de Orleans (SC), que levou para a casa 18 medalhas, sendo seis de ouro. A marca já havia sido eleita a melhor cervejaria da América do Sul em 2023. A La Birra, de Caxias do Sul (RS), e a Opa Bier, de Joinville (SC), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Fonte Correio Por Maysa Polcri