A Copa América teve o seu regulamento atualizado pela Conmebol. Com isso, o torneio continental entre seleções ganhou uma substituição extra para casos de suspeita de concussão e de traumatismo cranioencefálico. A troca a mais de jogadores ocorrerá através do cartão rosa. O anúncio foi feito na última terça-feira (21).
“A Direção de Competições e Operações da Conmebol anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores. Essa é uma substituição extra frente à suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado, e um cartão rosa será utilizado”, diz o comunicado da Conmebol.
A substituição extra foi incluída como artigo 96 do regulamento da Copa América. A equipe poderá fazer uma substituição por partida para caso de suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral, independente das cinco alterações. A mudança pode ocorrer independentemente do número de substituições feitas no momento que for acontecer. Se o selecionado optar por ela, o árbitro principal ou o quarto árbitro será informado que utilizará o cartão rosa. No entanto, se uma substituição normal for feita ao mesmo tempo de uma por concussão cerebral, uma chance de alteração será descontada. Se o time tiver usado todas as substituições regulares, não poderá usar a extra.
Quando fizer uso da substituição por concussão cerebral, a equipe adversária terá automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional. Ela será avisada da opção pelo árbitro central ou pelo quarto árbitro. A alteração poderá ser feita simultaneamente ou após a mudança pelo problema, mas ela só poderá ser utilizada para uma alteração adicional e não por uma regular. Se um jogador sofrer uma concussão cerebral ou uma suspeita, não poderá voltar para a partida e nem participar da disputa de pênaltis. O atleta deverá ser escoltado para o vestiário ou a um centro médico.
A substituição extra por concussão havia sido aprovada pela International Board (IFAB) em março de 2022 e testada na última edição da Copa do Mundo masculina, realizada no Catar. A mudança foi adicionada oficialmente nas regras do futebol desde o dia 1º de julho deste ano, podendo ser adotada pelas federações e ligas.
A Copa América 2024 está programada para acontecer entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Sorteado no Grupo D, o Brasil estreia no dia 24 de junho, uma segunda-feira, às 22h no horário de Brasília, contra a Costa Rica, em Los Angeles. Quatro dias depois, no mesmo horário, o compromisso será diante do Paraguai, em Las Vegas. Por fim, no encerramento da primeira fase, o time Canarinho mede forças com a Colômbia, no dia 2 de julho, também às 22h, em Santa Clara. A atual campeã do torneio é a Argentina.
Fonte: Bahia Notícias | Foto: Lucas Figueiredo / CBF