Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Identificadas as quatro vítimas do acidente na BA-131, em Piritiba

    Jovem de 20 anos é encontrado morto às margens da BA-001 em Belmonte

    Beneficiários do INSS podem usar votação como prova de vida; veja como

    Homem é condenado a mais de 45 anos de prisão por estuprar três adolescentes na Bahia

    Operação prende quatro suspeitos de integrar grupo criminoso que teria movimentado R$ 5 milhões na Bahia

    Trabalhador sofre descarga elétrica e cai de andaime durante serviço em Cansanção

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Identificadas as quatro vítimas do acidente na BA-131, em Piritiba
    • Jovem de 20 anos é encontrado morto às margens da BA-001 em Belmonte
    • Beneficiários do INSS podem usar votação como prova de vida; veja como
    • Homem é condenado a mais de 45 anos de prisão por estuprar três adolescentes na Bahia
    • Operação prende quatro suspeitos de integrar grupo criminoso que teria movimentado R$ 5 milhões na Bahia
    • Trabalhador sofre descarga elétrica e cai de andaime durante serviço em Cansanção
    • CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2026 são prorrogadas; veja quem será beneficiado
    • Acusado de homicídio é preso após corpo de vítima ser encontrado em poço de mineração em Pindobaçu
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Desconto que pode zerar conta de energia passa a valer em 5 de julho; veja se você tem direito
    Brasil e Mundo

    Desconto que pode zerar conta de energia passa a valer em 5 de julho; veja se você tem direito

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias10 de junho de 20252 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    17,1 milhões de famílias inscritas na Tarifa Social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos a cada mês a partir de 5 julho. A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (10).

    Conta de luz Crédito: Agência Brasil

    Ainda conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, em fase de tramitação no Congresso Nacional, 4,5 milhões de famílias que usam 80 kWh ou menos por mês, a fatura de energia elétrica poderá cobrar apenas os custos não associados à energia consumida, como o ICMS e a contribuição de iluminação pública, determinados pelo estado ou pelo município onde a família mora, conforme legislações específicas.

    A mudança na regra de descontos na Tarifa Social faz parte da Reforma do Setor Elétrico proposta pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Os critérios para seleção dos consumidores que têm direito ao benefício continuam os mesmos (veja abaixo).

    Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica?

    – Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; ou

    – Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou

    –  Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

    Como solicitar o benefício?

    A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (aquela cujo nome está na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Portanto, não é mais necessário solicitar à distribuidora.

    Além dos descontos da subclasse residencial baixa renda, os recursos da CDE têm outras finalidades tais como custeio da universalização do serviço de energia elétrica no território nacional e o custeio dos dispêndios da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC, dentre outros.

    Correio

    Conta de luz energia
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    18 de setembro de 2026

    CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2026 são prorrogadas; veja quem será beneficiado

    18 de setembro de 2026
    13 de setembro de 2026

    Vereador e secretário de Cultura são presos em operação que apura crimes sexuais contra crianças e adolescentes

    13 de setembro de 2026
    9 de setembro de 2026

    Médico escala prédio até o sexto andar, invade apartamento da ex e acaba baleado

    9 de setembro de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    quatro − quatro =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Identificadas as quatro vítimas do acidente na BA-131, em Piritiba

    Jovem de 20 anos é encontrado morto às margens da BA-001 em Belmonte

    Beneficiários do INSS podem usar votação como prova de vida; veja como

    Homem é condenado a mais de 45 anos de prisão por estuprar três adolescentes na Bahia

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.