Fechar Menu
    Últimas Notícias

    Capim Grosso realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e aprova propostas para fortalecer o SUS

    Acidente com equipe de basquete deixa sete mortos e mais de 30 feridos no Ceará

    Homem é procurado suspeito de esfaquear ex-companheira dentro de bar em Valente

    Vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos na UPA de Capim Grosso durante o fim de semana

    Caminhão atinge participantes de cavalgada na Bahia, deixa dois feridos e provoca morte de cavalo

    Sistema de reconhecimento facial identifica e prende foragidos em festas de Serrolândia e Teofilândia

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Plantão
    • Capim Grosso realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e aprova propostas para fortalecer o SUS
    • Acidente com equipe de basquete deixa sete mortos e mais de 30 feridos no Ceará
    • Homem é procurado suspeito de esfaquear ex-companheira dentro de bar em Valente
    • Vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos na UPA de Capim Grosso durante o fim de semana
    • Caminhão atinge participantes de cavalgada na Bahia, deixa dois feridos e provoca morte de cavalo
    • Sistema de reconhecimento facial identifica e prende foragidos em festas de Serrolândia e Teofilândia
    • Homem é retirado de casa e executado a tiros dentro do próprio carro na zona rural de Teofilândia
    • Dois homens morrem após grave acidente com motocicletas na BR-407, em Ponto Novo
    Facebook Instagram RSS
    FR Notícias
    • Início
    • Capim Grosso
    • Região
    • Bahia
    • Brasil e Mundo
    • Politica e Esporte
    • Acervo – Folha Regional
    FR Notícias
    Início - Estados Unidos dizem não temer usar poderio econômico e militar por liberdade de expressão
    Brasil e Mundo

    Estados Unidos dizem não temer usar poderio econômico e militar por liberdade de expressão

    Redação FR NotíciasRedação FR Notícias9 de setembro de 20253 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter E-mail Telegrama O que você acha do WhatsApp?

    A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (9) que o presidente Donald Trump aplicou tarifas e sanções contra o Brasil para proteger a “liberdade de expressão” e que o país não terá medo de usar o “poder econômico e militar” para defendê-la.

    A declaração foi dada em resposta a uma pergunta durante entrevista coletiva. Leavitt foi questionada se os Estados Unidos preveem mais sanções ao Brasil em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) e também a outros países da Europa que estariam censurando a liberdade de expressão, segundo o jornalista.

    A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil republicou um vídeo com a resposta completa de Leavitt no X (ex-Twitter), mas na mensagem que acompanha o post, não escreveu o trecho em que a porta-voz fala sobre o uso de poder militar.

    A porta-voz afirmou que a liberdade de expressão “é a questão mais importante do nosso tempo” e que Trump enfrentou censura para retornar à Presidência e leva essa questão a sério. “É por isso que tomamos ações significativas em relação ao Brasil, na forma de sanções e também utilizando tarifas, para garantir que países ao redor do mundo não punam seus cidadãos dessa forma”, disse a secretária de Imprensa.

    Leavitt disse que Trump está protegendo os interesses do país no exterior e no próprio EUA. “Então, não tenho nenhuma ação adicional para antecipar para vocês hoje, mas posso dizer que esta é uma prioridade para a administração, e o Presidente não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, concluiu.

    A declaração é dada no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) julga Bolsonaro e outros sete réus acusados de uma articulação para impedir a posse de Lula na Presidência.

    Aliados de Bolsonaro esperam mais sanções dos EUA com a provável condenação do ex-presidente nesta semana. Há a expectativa de que haja uma nova leva de cassação de vistos. Os americanos podem aguardar o fim do julgamento, previsto para terminar no final da semana, para aplicar novas punições.

    Também nesta terça, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil replicou uma mensagem do governo Trump com críticas a Moraes no momento em que ele dava seu voto no julgamento de Bolsonaro.

    “Dia 7 de setembro marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”, afirmou a representação americana num post do X.

    “Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais –continuaremos a tomar as medidas cabíveis”.

    A mensagem havia sido originalmente publicada nesta segunda (8) pelo subsecretário para Diplomacia Pública do Departamento de Estado —equivalente ao Ministério das Relações Exteriores—, Darren Beattie.

    No domingo (7), apoiadores de Bolsonaro levaram bandeiras dos EUA à manifestação em favor do ex-presidente na avenida Paulista, em São Paulo.

    Julia Chaib/Folhapress

    Estados Unidos trump
    Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? E-mail Telegrama

    Mais notícias

    15 de junho de 2026

    Acidente com equipe de basquete deixa sete mortos e mais de 30 feridos no Ceará

    15 de junho de 2026
    14 de junho de 2026

    Colisão entre helicópteros deixa seis mortos no Rio de Janeiro

    14 de junho de 2026
    12 de junho de 2026

    IBGE abre seleção com mais de 8 mil vagas temporárias para o Censo Agropecuário; salários chegam a R$ 4 mil

    12 de junho de 2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    dois × 1 =

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Capim Grosso realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e aprova propostas para fortalecer o SUS

    Acidente com equipe de basquete deixa sete mortos e mais de 30 feridos no Ceará

    Homem é procurado suspeito de esfaquear ex-companheira dentro de bar em Valente

    Vítimas de acidentes de moto lideram atendimentos na UPA de Capim Grosso durante o fim de semana

    FR Notícias No Facebook
    Facebook Instagram RSS
    © 2026 Portal FR Notícias. Desenvolvido por Equipe FR Notícias.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.